O VW Gol está sendo vendido aqui no Brasil desde os anos 80 e nos últimos dias, teve seu nome ligado a uma história bastante curiosa. Fotos de um “Mini Gol”, pintado na cor vermelha, começaram a circular na internet. Ao lado do carro, está um casal com nanismo. Mas qual é a verdadeira história deste modelo? Existem outras unidades?
Tudo sobre o “Mini Gol” que viralizou na internet
Esta é uma história que envolve a quinta geração do VW Gol. Existem bastante especulações sobre estas unidades exóticas do hatch. Mas há uma explicação: segundo o portal UOL, a montadora realmente fabricou o “Mini Gol”. Mas não há informações de quantas unidades foram produzidas. Ao menos duas delas são conhecidas.
Uma das unidades esteve presente no Salão do Automóvel de São Paulo de 2008. É possível encontrar na internet diversas fotos de um “Mini Gol”, pintado na cor amarela, exposto no estande da Volkswagen. Lembrando que a quinta geração do hatch compacto tinha sido apresentada oficialmente no mesmo ano.
VEJA TAMBÉM
Como novidades, o modelo passou a ser produzido sobre a plataforma PQ-24. O visual do Gol também ficou bastante diferente. O modelo esteve presente no salão realizado na capital paulista. Vale ressaltar que o sedã Voyage também foi lançado em 2008.
Uma outra unidade deste “Mini Gol” foi pintada na cor vermelha. Este veículo, que aparece nas fotos desta matéria, ficou um pouco mais famoso. Afinal, é o modelo que aparece na foto junto do casal com nanismo.
O carro ficou exposto em Santa Catarina na época em que a Volkswagen era parceira do Extreme Show, uma das atrações do Beto Carrero World. O parque localizado na cidade de Penha-SC. Quem aparece nas fotos, tiradas em 2010 no parque, é Douglas Mayzter. Ele está ao lado com sua ex-esposa Claudya Rocha. Ambos trabalhavam no local.
“Todos os dias eu recebo notificações dessas postagens, que nem fui eu quem fez. Em 2010, eu e minha ex-esposa fomos trabalhar no parque e estava estreando o Extreme Show. A Volkswagen era patrocinadora da atração, que usava exemplares em tamanho real do Gol e do Voyage”, diz Mayzter, em entrevista ao portal UOL
Pé Salvador
O encontro de Douglas Mayzter com o “Mini Gol” aconteceu com há 12 anos. O gaúcho contou ao UOL que chegou a pilotar o veículo. No entanto, durante o trajeto, ele acabou tendo um problema com os freios. O veículo só parou com a ajuda de Alexandre Murad, que é o atual gestor do parque e filho do fundador do local (Beto Carrero).
“Em uma das voltas na pista do parque, eu cheguei a ficar sem freio e o Alexandre Murad conseguiu colocar o pé na frente e segurar o carro”, contou Mayzter.
Podemos ver na foto abaixo que esta miniatura do VW Gol possui o mesmo interior que o modelo original. Hoje, Douglas é dono de um Honda Fit 2014 automático adaptado. Ele contou que usa o carro para viajar para várias partes do País. Atualmente, ele vive na cidade de Penha e ainda possui uma casa na cidade de Curitiba-PR.
Não há maiores informações sobre as especificações do modelo. Estas unidades do VW Gol teriam capacidade para cinco pessoas de até 1,5 m de altura. Além disso, há rumores que dão conta que os modelos contavam com motores à gasolina de 5,5 cv.
Com relação ao peso, os carros pesavam 120 kg. Em uma reportagem feita pelo site especializado uruguaio Autoblog, uma unidade do modelo na cor vermelha aparece em um museu localizado na fábrica da Volkswagen em São Bernardo do Campo-SP. Resta saber se é o veículo mostrado aqui ou uma terceira unidade.
Com informações de UOL