Conheça o lado positivo e negativo do novo Kia Niro
Veja tudo o que você precisa saber sobre o Kia Niro, o terceiro modelo da ofensiva de elétricos da marca para o Brasil.
O Kia Niro é o terceiro modelo da nova linha de eletrificado da montadora. Ele chegou no início desse mês para reforçar a nova ofensiva de modelos híbridos da marca. Confira o lado positivo e negativo do SUV.
O que você precisa saber antes de comprar o Kia Niro
A Kia apresentou logo no início desse mês todos os detalhes do novo Niro, o terceiro modelo da nova ofensiva de elétricos da marca para o mercado brasileiro.
O primeiro modelo eletrificado da Kia Brasil a ser comercializado foi o Stonic, lançado em novembro do ano passado, e o segundo foi o Sportage, que chegou em julho desse ano.
Motorização eficiente
Um dos principais atributos da segunda geração do Niro, é conjunto motriz formado pelo motor Kappa PE, de 1.6 litro, 16 válvulas, com injeção direta, à gasolina, mais o motor elétrico que, com a sua bateria de polímero de lítio-ion de 240V, proporciona potência combinada de 141 cv a 5.700 rpm e torque de 27 kgf.m a 4.000 rpm.
Diferente do modo velejar dos MHEV, em que o motor desliga automaticamente em circuitos planos, no sistema HEV do Niro a economia de combustível acontece na partida e em movimentos de baixa velocidade, quando somente o motor elétrico atua, e na aceleração e/ou subidas quando o motor à combustão funciona concomitante ao motor elétrico.
Em velocidade cruzeiro, o motor à combustão e ou motor elétrico podem funcionar de forma combinada ou individual, de acordo com a condição de uso naquele momento e, nas frenagens, acontece a regeneração de energia cinética para a bateria, incluindo sua nova tecnologia de regeneração de energia pelo shift paddle no volante de direção.
Segundo o Inmetro, o Kia Niro faz 17,7 km/l na estrada e 19,8 km/l na cidade. Com seu reservatório de combustível de 42 litros, o Niro pode chegar a até 800 km de autonomia, cerca de 30% mais em relação a seus principais concorrentes. Esses dados conferem ao Niro consumo energético médio de 1,0956 MJ/km e índice de emissão de CO2 de 68 g/km.
Design atraente
Outro fator favorável ao modelo é o seu design externo atraente e original. Com traços marcantes, o Niro traz uma personalidade dinâmica e ímpar. Na parte dianteira, o SUV compacto da Kia mostra seu tradicional “tiger nose” e um conjunto ótico em LED.
Na traseira, a ousadia mais marcante está nas lanternas, do formato bumerangue, que avançam na coluna C. E o principal atrativo estético também está na coluna C, agora com uma cor diferente do restante da carroceria, proporcionando refinamento e distinção ao modelo. As rodas são de liga leve de 18”.
Apesar das dimensões compactas, com 4.420 mm de comprimento, 1.825 mm de largura e 1.545 mm de altura, a cabine do Niro proporciona espaço e conforto para todos os ocupantes, com 2.720 mm de distância entre-eixos.
Tecnologia e segurança também são pontos favoráveis ao Kia Niro
O Niro possui sistema de entretenimento que combina as funcionalidades dos smartphones, por meio da tela flutuante e sensível ao toque de 10,25” integrado sob peça única ao painel digital de instrumentos, também de 10,25”.
Seu sistema de entretenimento é também compatível com conexão via Apple CarPlay e Android Auto sem fio ou por USB, e auxilia as manobras com a câmera de ré com guias dinâmicas de estacionamento no monitor.
O carregamento de celulares dos ocupantes da frente pode ser feito no console por meio de indução (somente na versão SX Prestige), enquanto os passageiros traseiros podem carregar seus smartphones por meio de uma entrada USB tipo C disponível no encosto dos bancos dianteiros.
O Niro vem equipado com ar-condicionado digital automático e controle frontal, volante multifuncional, computador de bordo com tela digital colorida com indicador de fluxo de energia e sistema de som. O controle frontal do ar-condicionado é sensível ao toque e o computador de bordo fica no painel de instrumentos com tela LCD de 10,25”.
O Niro é construído sobre uma plataforma (K3) resistente e leve, com 51% de Aço Avançado de Alta Resistência, que garante uma condução segura e confortável em diferentes condições. O uso abundante de adesivos estruturais garante uma carroceria de alta rigidez torcional, 24% superior à da geração anterior.
Essas tecnologias incluem airbags frontais duplos, laterais e de cortina, freios com sistemas ABS e EBD, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro e assistente de partida em rampa (HAC).
O carro também conta com alertas de fadiga do condutor, de saída de faixa de rodagem, de centralização na faixa de rodagem, de permanência na faixa de rodagem, de farol alto, para prevenção de colisão frontal, câmera de ré com guias dinâmicas de estacionamento e sensores de estacionamento traseiros.
Além desses features tecnológicos, somente na versão SX Prestige, a Kia incluiu assistente de saída em segurança, assistente ativo de prevenção traseira em tráfego cruzado, de prevenção de colisão por ponto cego, assistente de prevenção de colisão frontal incluindo saídas paralelas, piloto automático adaptativo e sensores de estacionamento dianteiros.
Preço pode ser a pedra no sapato do modelo
O veículo chega em duas versões, a EX e SX Prestige, e é nesse ponto que o lado negativo do SUV aparece. Por mais que os demais atributos do modelo sejam atrativos, o alto valor de investimento ainda é um fator que pesa para a decisão de compra entre um veículo híbrido e elétrico ou 100% a combustão.
As configurações são vendas por R$ 204.990,00 e R$ 239.990,00, respectivamente. A garantia do Niro é de 5 anos, incluindo as baterias de 12 V e 240 V e o sistema HEV.
Jornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe. Atualmente dedica-se à redação do portal Garagem 360, produzindo notícias, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.