Conheça o Fusca mais antigo do Brasil, que quase vai para o ferro velho

O VW Fusca começou a ser fabricado aqui no Brasil em 1959. Só que o Fusca mais antigo do Brasil foi fabricado dez anos antes. Conheça!

O VW Fusca é um dos carros mais conhecidos em todo o mundo. Ele começou a ser fabricado aqui no Brasil em janeiro de 1959. Ou seja, há mais de 63 anos. Só que o Fusca mais antigo do Brasil foi fabricado dez anos antes. Ele tem como dono um morador do estado da Bahia e a história deste carro é bastante interessante. Ela envolve a participação em um leilão e até uma viagem para a Alemanha.

 

Foto: Divulgação/VW

Fusca mais antigo do Brasil quase virou sucata

O VW Fusca seria fabricado pela primeira vez entre 1959 e 1986. Da segunda (e última) vez, ele foi feito pela montadora alemã entre 1993 e 1996. Este último era conhecido como “Fuscar Itamar”. Em todos estes anos, várias versões diferentes foram lançadas. De acordo com o portal especializado Vrum.com.br, o carro teve 3.037.402 unidades comercializadas. Lembrando que todo ano temos o Dia Nacional do Fusca.

Só que o Fusca mais antigo do Brasil é um pouco diferente. Isso porque ele foi fabricado no ano de 1949. Esta raridade pertence a Jorge Cirne. O carro traz detalhes interessantes, como o visual das setas e o interior mais simples. Sem falar dos detalhes originais, como carroceria, chassi e motor.

Foto: Divulgação/VW

Ele nasceu no Espírito Santo e mora na Bahia. Em entrevista ao portal UOL, o colecionador contou que o motor VW 1.100 cc que equipava este caro estava a venda e isso chamou atenção. De acordo com o site Auto Evolution, ele pode gerar 25 cv de potência.

“Quando vi o motor, sabia que se tratava de uma peça anterior a 1950, pois a partir desse ano a Volkswagen começou a usar motor 1.200. Na época, o Mercado Livre tinha opção de leilão, eu arrematei o motor e liguei para o dono para combinar a entrega” , contou Cirne ao portal UOL.

Cirne conta que foi nesta ligação que ele ficou sabendo da existência do carro de 1949 e que o dono só estava vendendo o motor porque estava precisando de dinheiro. Foi aí que o capixaba fez a primeira proposta para a compra do carro. Só que ela foi recusada

Leilão e viagens à Alemanha

Foto: Divulgação/VW

Mas ele teve mais uma surpresa meses depois. “Um dia, procurando Fuscas no Mercado Livre, vi que o carro estava anunciado. Na hora, liguei para ele e disse que iria comprar, mas ele queria fazer um leilão.”, contou o colecionador. O colecionador Jorge Cirne teve que participar de um leilão para conseguir comprar o Fusca 1949.

Só que o certame aconteceria quase que no mesmo horário de um voo (ele estava em São Paulo e iria para Salvador). Ele teve que encontrar um computador próximo para participar.

“Eu disse que perderia o voo, mas não sairia dali sem o Fusca. E assim aconteceu. Eu e meu filho trabalhamos em conjunto no leilão: eu digitava o valor e ele apertava ‘enter’. Depois de uma disputa acirrada, perdi o voo, mas arrematei o carro”, contou.

Um pequeno problema que o capixaba teve foi com relação a situação do carro. Ele quase desistiu da restauração por conta isso. Depois de trabalhar na carroceria, ele teve que procurar peças. E este foi outro desafio, já que no começo da década passada era um mais difícil de encontrar componentes. E assim como muitos colecionadores, ele foi a Alemanha procurar peças após a indicação de um amigo.

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Foto: Divulgação/VW

A restauração do Fusca mais antigo do Brasil durou mais dois anos e meio. Jorge Cirne conta que não tem como saber o preço estimado do veículo e que o carro traz poucos equipamentos pelo fato dele ser um veículo do período pós-guerra. Lembrando que, de acordo com a revista Quatro Rodas, um VW Fusca de 1939 foi restaurado e foi avaliado em 300 mil euros (algo próximo de R$ 1,8 milhão). Ele está exposto no Prototyp Automuseum, na Alemanha.

Com informações de UOL/Quatro Rodas

Escrito por

Pedro Giordan

Jornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde 2021, onde acumula desde então experiência e pesquisas sobre o setor automotivo. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.

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