Conheça o Fusca mais antigo do Brasil, que quase vai para o ferro velho

O VW Fusca começou a ser fabricado aqui no Brasil em 1959. Só que o Fusca mais antigo do Brasil foi fabricado dez anos antes. Conheça!

O VW Fusca é um dos carros mais conhecidos em todo o mundo. Ele começou a ser fabricado aqui no Brasil em janeiro de 1959. Ou seja, há mais de 63 anos. Só que o Fusca mais antigo do Brasil foi fabricado dez anos antes. Ele tem como dono um morador do estado da Bahia e a história deste carro é bastante interessante. Ela envolve a participação em um leilão e até uma viagem para a Alemanha.

 

Conheça o Fusca mais antigo do Brasil, que quase vai para o ferro velho

Foto: Divulgação/VW

Fusca mais antigo do Brasil quase virou sucata

O VW Fusca seria fabricado pela primeira vez entre 1959 e 1986. Da segunda (e última) vez, ele foi feito pela montadora alemã entre 1993 e 1996. Este último era conhecido como “Fuscar Itamar”. Em todos estes anos, várias versões diferentes foram lançadas. De acordo com o portal especializado Vrum.com.br, o carro teve 3.037.402 unidades comercializadas. Lembrando que todo ano temos o Dia Nacional do Fusca.

Só que o Fusca mais antigo do Brasil é um pouco diferente. Isso porque ele foi fabricado no ano de 1949. Esta raridade pertence a Jorge Cirne. O carro traz detalhes interessantes, como o visual das setas e o interior mais simples. Sem falar dos detalhes originais, como carroceria, chassi e motor.

Foto: Divulgação/VW

Ele nasceu no Espírito Santo e mora na Bahia. Em entrevista ao portal UOL, o colecionador contou que o motor VW 1.100 cc que equipava este caro estava a venda e isso chamou atenção. De acordo com o site Auto Evolution, ele pode gerar 25 cv de potência.

“Quando vi o motor, sabia que se tratava de uma peça anterior a 1950, pois a partir desse ano a Volkswagen começou a usar motor 1.200. Na época, o Mercado Livre tinha opção de leilão, eu arrematei o motor e liguei para o dono para combinar a entrega” , contou Cirne ao portal UOL.

Cirne conta que foi nesta ligação que ele ficou sabendo da existência do carro de 1949 e que o dono só estava vendendo o motor porque estava precisando de dinheiro. Foi aí que o capixaba fez a primeira proposta para a compra do carro. Só que ela foi recusada

Leilão e viagens à Alemanha

Conheça o Fusca mais antigo do Brasil, que quase vai para o ferro velho

Foto: Divulgação/VW

Mas ele teve mais uma surpresa meses depois. “Um dia, procurando Fuscas no Mercado Livre, vi que o carro estava anunciado. Na hora, liguei para ele e disse que iria comprar, mas ele queria fazer um leilão.”, contou o colecionador. O colecionador Jorge Cirne teve que participar de um leilão para conseguir comprar o Fusca 1949.

Só que o certame aconteceria quase que no mesmo horário de um voo (ele estava em São Paulo e iria para Salvador). Ele teve que encontrar um computador próximo para participar.

“Eu disse que perderia o voo, mas não sairia dali sem o Fusca. E assim aconteceu. Eu e meu filho trabalhamos em conjunto no leilão: eu digitava o valor e ele apertava ‘enter’. Depois de uma disputa acirrada, perdi o voo, mas arrematei o carro”, contou.

Um pequeno problema que o capixaba teve foi com relação a situação do carro. Ele quase desistiu da restauração por conta isso. Depois de trabalhar na carroceria, ele teve que procurar peças. E este foi outro desafio, já que no começo da década passada era um mais difícil de encontrar componentes. E assim como muitos colecionadores, ele foi a Alemanha procurar peças após a indicação de um amigo.

Veja também: Tudo sobre o VW Gol 2022, um dos carros mais econômicos do Brasil!

Conheça o Fusca mais antigo do Brasil, que quase vai para o ferro velho

Foto: Divulgação/VW

A restauração do Fusca mais antigo do Brasil durou mais dois anos e meio. Jorge Cirne conta que não tem como saber o preço estimado do veículo e que o carro traz poucos equipamentos pelo fato dele ser um veículo do período pós-guerra. Lembrando que, de acordo com a revista Quatro Rodas, um VW Fusca de 1939 foi restaurado e foi avaliado em 300 mil euros (algo próximo de R$ 1,8 milhão). Ele está exposto no Prototyp Automuseum, na Alemanha.

Com informações de UOL/Quatro Rodas

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Pedro Giordan
Escrito por

Pedro Giordan

Jornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde 2021, onde acumula desde então experiência e pesquisas sobre o setor automotivo. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.

ASSISTA AGORA