Conheça o Fiat Tipo que foi do piloto da Ferrari Nigel e vai a leilão

Você sabia que Nigel Mansell foi dono de um Fiat Tipo? A unidade nº 1.000.000 do carro foi dada ao piloto e 1990 e agora será leiloada.

Muitos fãs de automobilismo irão se lembrar do piloto Nigel Mansell por conta de sua trajetória na Fórmula 1. Mas saiba que o inglês também já foi dono de um Fiat Tipo? O modelo não era um carro qualquer. Estamos falando de uma versão comemorativa que foi dada o piloto no ano de 1990. Agora, o modelo vai a leilão na Itália. Saiba mais!

O Fiat Tipo de Nigel Mansell possui uma placa especial em homenagem ao piloto (Foto: Divulgação/Catawiki)

Um Fiat Tipo, que pertenceu ao piloto Nigel Mansell, está sendo leiloado

A unidade que você vê nas fotos está sendo leiloada no site Catawiki.com. Atualmente (16/06), a oferta está em 6.000 euros (R$ 31.995, em conversão direta). Estamos falando de um dos modelos clássicos da montadora italiana. O Fiat Tipo é bastante conhecido por diversos motivos.

Fiat Tipo (Foto: Divulgação/Catawiki)

Dentre eles, podemos citar o fato do hatch fazer parte da mesma família do Tempra e da Tempra SW. Na Europa, o carro foi produzido entre os anos de 1988 e 1995. Durante estes sete anos de vida, o modelo teve mais milhão de exemplares produzidos. De todas as unidades feitas, a que você vê nas fotos é uma das mais famosas.

Trata-se da unidade com chassi nº 1 milhão. O carro (em sua versão 1.8 DGT) saiu da fábrica em 1990. No mesmo ano, o piloto de Fórmula 1 inglês, Nigel Mansell, estava disputando o campeonato pela Ferrari. Após o GP da Itália daquele ano, o piloto inglês recebeu o veículo de presente das mãos de Cesare Romiti, CEO da Fiat na época.

Fiat Tipo (Foto: Divulgação/Catawiki)

Tal corrida foi disputada no Circuito de Monza. Informações dão conta que o astro da F1 ficou com o veículo até o ano de 1993. Depois, passou por mais quatro pessoas. Hoje, o carro está sendo leiloado na internet pelo quinto dono. O compacto possui alguns detalhes interessantes.

Fiat Tipo (Foto: Divulgação/Catawiki)

A cor da carroceira, por exemplo, é a British Racing Green. O proprietário do veículo conta que o velho Fiat Tipo de Nigel Mansell possui uma condição muito boa, mas existem pequenos danos, arranhões e problemas de pintura. As rodas de liga leve também chamam a atenção. Sem falar que o carro possui teto solar.

Interior e motorização

Fiat Tipo (Foto: Divulgação/Catawiki)

Por dentro, os desgastes (no teto e nos bancos dianteiros) são mínimos. No anúncio, o dono fala em “substituição de pequenas peças ausentes ou quebradas”. Vejam na foto que o volante está posicionado à direita (mão inglesa). O carro está equipado com uma placa comemorativa, um painel digital, detalhes em couro, tapetes e entre outros.

Os manuais originais também estão presentes. Lembrando que o carro era conhecido ainda por ter um bom espaço interno. Agora, pensando na motorização, o carro está equipado com um motor 1.8 movido a gasolina, que pode produzir uma potência máxima de 112 cv. Este propulsor está acoplado a um câmbio manual.

Fiat Tipo (Foto: Divulgação/Catawiki)

De acordo com o anúncio, o estado do componente é “bom e mecanicamente sólido”. Enquanto isso, o chassi possui alguns pontos com sinais de ferrugem superficial.  Sua quilometragem está entre  81.000 km e 82.000 km. Lembrando que o Fiat Tipo foi vendido no Brasil entre 1993 e 1997.

Por aqui, o carro ficou marcado por conta do recall realizado em 1996. Na ocasião, foram chamadas 155 mil unidades para a substituição da mangueira de alta pressão que fazia o papel de conduzir o fluido da direção hidráulica.

Com informações de Catawiki.com/Bonhams.com

Escrito por

Pedro Giordan

Jornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde 2021, onde acumula desde então experiência e pesquisas sobre o setor automotivo. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.

wpDiscuz
Sair da versão mobile