Conheça a Fiat Scudo elétrica, que pode vir para o Brasil!

A Fiat anunciou nesta semana mais uma opção para o mercado de comerciais leves da Europa. Estamos falando da nova geração do furgão Scudo, que chega ao mercado usando a mesma plataforma da Citroën Jumpy e Peugeot Expert. O modelo da montadora italina estará sendo vendida em várias opções de carroceria e versões. A grande novidade é a Fiat Scudo elétrica, que oferece mais praticidade e economia.

Ela será vendida pela Fiat Professional, que é a divisão de veículos comercais da marca. De acordo com ela, os interessados neste modelo já podem fazer seus pedidos. O novo Fiat Scudo está custando a partir de 25.750 libras esterlinas (no Reino Unido). Este é um dos veículos comerciais mais conhecidos da marca no Velho Continente. A primeira geração surgiu em 1994. Já a segunda durou entre 2007 e 2016.

Fiat Scudo (Foto: Divulgação/Fiat)

Conheça a Fiat Scudo elétrica

E no Brasil? Bom, ainda não tem nada oficial sobre o assunto. Mas rumores dão conta que a possibilidade existe. Ainda mais porque a Jumpy e a Expert estão sendo montados em CKD no Uruguais. Sem falar que as três (e a Opel Vivaro) estão sendo fabricasdas sobre a plataforma EMP2. A Fiat Scudo será vendida em quatro carrocerias diferentes: furgão, Chassi com cabine, Misto (seis lugares e com espaço) e com nove bancos.

Fiat Scudo (Foto: Divulgação/Fiat)

Além das opções de configuração SX, Tecnico e Business. Um outro fator que altera é o tamanho. A nova Scudo pode medir entre 4,61 m e 5,31 m de comprimento, visto que ela pode ser encontrada nas versões de tamnho curto, médio e longo. O modelo é bastante semelhante aos franceses. Mas há diferenças. A grade dianteira, por exemplo, é um pouco diferente e traz o Logo Script ao centro.

Os faróis também são diferentes e trazem um sistema de faróis automáticos. O faról de neblina também pode ser encontrado. A parte traseira do veículo segue a mesma dos furgões franceses. Este é um modelo feito para o trabalho. E a entrada do comportatimento de carga pode ser feita pelas laterias (portas corrediças) ou pela traseira (portas traseiras).

Fiat Scudo (Foto: Divulgação/Fiat)
Fiat Scudo
Fiat Scudo (Foto: Divulgação/Fiat)

Lembrando que o modelo o volume de carga fica entre 4,6 m³ e 6,1 m³. Já a capcidade máxima de darga pode ser de até 1,4 toneladas. Esta capacidade não muda entre as versões a combustão e a versão elétrica. A gama da Fiat Professional ainda traz a Ducato, a Fiorino, a Talento, a Doblò, o 500L Por e o Panda Van & Hybrid.

Conforto e segurança

Fiat Scudo
Fiat Scudo (Foto: Divulgação/Fiat)

A Fiat oferece um bom pacote de equipamentos que deixam o veículo mais confortável e seguro. O novo Scudo traz, por exemplo, tem duas versões da central multimídia de sete polegadas. Ambas possuem conectividade por meio do Android Auto e do Apple CarPlay. Só que a versão top de linha traz um sistema de navegação. O painel de instrumentos digital de quatro polegadas também está disponível.

Os clientes ainda podem escolher a quantidade de bancos dos passageiros frente. Caso você escolha por dois bancos dos passageiros, você ganhará um compartimento acoplado ao banco do meio. Já a outra opção conta com dois bancos individuais. Pensando na segurança, o modelo pode trazer câmera de ré, sensor de estacionamento dianteiro e traseiro, alerta de ponto cego e pacote ADAS.

Conjunto mecânico

Fiat Scudo
Fiat e-Scudo (Foto: Divulgação/Fiat)

O Fiat Scudo está equiapado com diversos conjuntos mecânicos. As versões com o motor 1.5 BlueHDi (102 cv e 120 cv) trazem um câmbio manual de seis marchas. Enquanto isso, os modelos com o 2.0 BlueHDi podem gerar 150 cv ou 180 cv. No primeiro caso, estão disponíveis transmissões manual e automática. Já a segunda só está disponível com o câmbio automático de oito marchas.

Mas o grande destaque é a motorização elétrica. O Fiat e-Scudo traz um motor elétrico 136 cv de potência. Os clientes podem escolher entre duas opções de baterias. O modelo com baterias de 75 kWh podem rodar por 330 km sem parar para carregar. Por fim, o modelo com baterias de 50 kWH tem autonomia de 230 km.

Pedro Giordan
Pedro GiordanJornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde 2021, onde acumula desde então experiência e pesquisas sobre o setor automotivo. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.
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