Conheça o conceito de picape compacta elétrica da Citroën
Conheça o conceito de picape compacta elétrica da Citroën. O veículo leve é pensado para gerar autonomia de 400 km e ser acessível.
Para a Citroën a eletrificação é o futuro do segmento dos automóveis. Porém, a propulsão zero emissão de carbono deve fazer parte de diversos segmentos, como o de picape compacta elétrica. Conheça o conceito Citroën Oli.
Citroën Oli é o conceito de picape compacta elétrica da marca
Os carros elétricos já são realidade concreta. Em países da Europa e EUA o desenvimento do setor é ainda mais acelerado do que no Brasil.
Porém, os veículos elétricos devem ir além dos automóveis de passeio. E com isso em mente, a Citroën apresentou o conceito de picape compacta e elétrica, a Oli.
O modelo é baseado em outro produto da montadora, o Ami. De acordo com a marca, o veículo chega com a missão de democratizar a mobilidade elétrica, sendo uma opção de modelo mais acessível e com capacidade de armazenamento de bagagem, sem abrir mão dos atributos de um veículo familiar.
Carro conceito ecológico e leve
O pensamento de um veículo acessível se dá desde a sua concepção, onde a produção é simplificada, com o uso de materiais mais leves, porém resistentes, e a redução da complexidade de equipamentos.
Os bancos, por exemplo, têm uma estrutura simples e utilizam 80% menos peças do que um banco convencional. Feitos com materiais reciclados, eles têm encostos inteligentemente concebidos em tela, realçando a luz natural no interior do veículo.
Eles podem ser facilmente aprimorados ou personalizados para corresponder ao gosto de cada proprietário. É um ganho para todos, pois o peso do veículo é reduzido, os bancos são responsáveis e sustentáveis e a atmosfera da cabine tem um impacto positivo para o conforto dos ocupantes.
Já a carroceria é desenvolvida com materiais plásticos e matais, enquanto os painéis são feitos de papelão, porém, a marca garante a resistência do equipamento.
O interior é simples, justamente para conseguir a redução de peso, e claro, preço. Ele não conta com painel de controle ou central multimídia. No lugar, o veículo tem um suporte para smartphone.
Números promissores
O peso e complexidade reduzida são fatores que também auxiliam no ganho de autonomia. A marca explica que o conceito é o exemplo de um carro movidoa a bateria, que pode ir mais longe, ser mais versátil e custar menos.
“É um círculo vicioso – aumentar a autonomia de um veículo elétrico requer uma bateria maior. O acréscimo de tecnologia requer mais energia, o que também exige uma bateria maior. Tudo isso acrescenta peso, complexidade e custo, e quanto mais pesado o veículo, menos eficiente ele se torna”, acrescenta Laurence Hansen. “O Oli mostra o que acontece quando adotamos uma abordagem completamente diferente.”
Embora pareça encorpado, o Oli pesa cerca de 1000 kg o torna significantemente mais leve que a maioria dos SUVs compactos disponíveis no mercado.
Como resultado, seu grupo motopropulsor totalmente elétrico precisa apenas de uma bateria de 40 kWh para entregar uma autonomia de até 400 km. A limitação da velocidade máxima a 110km/h para maximizar a eficiência torna realista um consumo de 10 kWh/100km, bem como uma recarga de 20% a 80% em apenas 23 minutos.
Se tornará realidade?
A picape compacta elétrica da Citroën é apenas um conceito. A própria marca a denominou de laboratório sobre rodas. Porém, por mais que o veículo seja um produto animador, ainda é cedo para criar expectativas sobre o seu lançamento.
Jornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe. Atualmente dedica-se à redação do portal Garagem 360, produzindo notícias, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.