Conheça o ‘carro voador’ que voou pela primeira vez na Europa

carro voador
AirCar voa por 35 minutos. Foto: KleinVision

A empresa KleinVision parece estar próxima de transformar a imaginação da realidade. Isso porque o seu carro voador já fez o primeiro voo entre duas cidades, na Europa.

carro voador
AirCar voa pela primeira vez entre duas cidades na Europa. Foto: KleinVision

Carro voador voa por 35 minutos

AirCar é o nome do protótipo da KleinVision, que já voou uma pequena distância. A empresa, que surgiu em 2017, deu início aos testes do carro voador. Assim, o “automóvel – avião” fez o seu primeiro voo, entre aeroportos de duas cidades da Europa.

O AirCar decolou do aeroporto de Nitra (Eslováquia) e seguiu para Bratislava, no mesmo país. A duração do voo foi de 35 minutos. O fundador da empresa, Stefan Klein, pilotou o carro. Klein também é um dos idealizadores do modelo.

“Carro voador”. Foto: KleinVision

Conheça mais sobre o carro voador

O AirCar em questão é o protótipo número 1 do projeto. O modelo possui motor 1.6 da BMW, com 160 cv de potência, além de hélice fixa.

Além disso, o carro se transforma em uma espécie de avião em apenas 3 minutos! Neste caso, graças a operação elétrica de abertura e de rebatimento de asas retráteis.

O carro voador tem 2 lugares e pesa apenas 1.100 kg – o que equivale a um modelo Volkswagen Polo. Enquanto isso, a capacidade de carga no ar é de 200 kg.

O modelo, no entanto, já percorreu mais de 40 horas de voos, em mais de 140 testes em pista de testagem. Entre os testes, por exemplo, manobras no ar, atingindo uma altitude de 8.200 pés (cerca de 2.500 metros). Além disso, o carro voador chegou à velocidade máxima de cruzeiro de 103 nós (190 km/h).

carro voador
Fabricante já aposta no protótipo 2 do AirCar. Foto: KleinVision

Fique por dentro das últimas inovações automotivas aqui no Garagem360 

Empresa já aposta no protótipo 2 do AirCar

A KleinVision já trabalha para desenvolver o protótipo 2 do AirCar. Assim, com novo motor de 300 cv de potência e hélice de passo variável. Além disso, com um novo conjunto, que permitirá ao modelo atingir 162 nós de velocidade (300 km/h). Também, com uma autonomia de voo de 1.000 km, conforme informações da fabricante.

De acordo com a empresa, o protótipo 2 tem como objetivo receber a certificação CS-23 – da agência reguladora europeia. Porém, ainda não existe previsão de quando o carro voador estará disponível para compra ou de quanto irá custar.

Erica Franco
Erica FrancoJornalista por formação, com mais de 15 anos de experiência em redação em geral. Passagens pelo caderno Máquina e Moto Máquina do jornal Agora São Paulo, Folha online, Jovem Pan, Uol, Mil Milhas, Revista e site Consumidor Moderno, Portal No Varejo, entre outros.
ASSISTA AGORA
Veja mais ›
Fechar