Conheça o carro elétrico que superou recorde em Fórmula 1

Uma das estrelas do Festival de Goodwood 2022 foi o McMurtry Spéirling. O carro elétrico quebrou um recorde que era de um carro de Fórmula 1

Você já ouviu falar do Festival de Velocidade de Goodwood? Realizado na Inglaterra, o evento sempre reúne diversos fãs de automóveis, além dos veículos mais desejados do mundo. Uma das máquinas presentes na edição deste ano foi o McMurtry Spéirling. O carro elétrico fez história ao superar um recorde de um carro de Fórmula 1.

O McMurtry Spéirling é o mais novo recordista do Festival de Velocidade de Goodwood (Foto: Divulgação/McMurtry Automotive)

Tudo sobre o McMurtry Spéirling, o carro elétrico que superou recorde de um Fórmula 1

O famoso festival aconteceu entre os dias 23 e 26 de junho, sendo que a volta do modelo elétrico foi último dia. O carro, que estava sendo pilotado pelo britânico Max Chilton, realizou o trajeto da subida de Goodwood (1,86 km) em 39,08 segundos. Estima-se que mais de 150 mil pessoas presenciaram o acontecimento.

Com esta marca, o veículo se tornou o mais rápido a completar o percurso na história. Este carro superou a volta realizada pelo piloto da alemão Nick Heidfeld. No festival de 1999, ele fez a volta em 41,6 segundos a bordo de uma McLaren MP4/13. Ou seja, o bólido elétrico bateu um recorde que tinha como dono um carro de Fórmula 1.

McMurtry Spéirling (Foto: Divulgação/McMurtry Automotive)

Lembrando que um Volkswagen ID.R chegou a bater o mesmo recorde em 2019, mas a prova não foi contada como oficial.

“Venho para Goodwood desde os 4 anos de idade. Depois de testemunhar o recorde oficial de Nick Heidfeld: Eu alguma vez pensei que seria o único a bater isso? Não. Fazer este recorde é o mais memorável da minha carreira de piloto.

Isso só foi possível devido à incrível equipe de engenheiros da McMurtry Automotive. Obrigado ao duque e à duquesa e a todos os fãs pelo apoio”, disse Max Chilton, líder de desenvolvimento, em comunicado.

Detalhes do modelo

McMurtry Spéirling (Foto: Divulgação/McMurtry Automotive)

Mas que carro é esse que estamos falando? O McMurtry Spéirling é um protótipo produzido pela empresa McMurtry Automotive. A empresa foi fundada em 2016. Já o modelo superesportivo foi revelado ao público no ano passado. O McMurtry Spéirling mede 3,20 m de comprimento, 1,1 m de altura e 1,7 m de largura.

Pensando no visual, o modelo traz um design bastante chamativo. Muitos o comparam com o Batmóvel. Destaque para o design da dianteira e o aerofólio. Já as portas são do tipo asa de gaivota. A marca diz que o veículo conta com pneus 210/640 R19 (na frente) e 240/640 R19 (na traseira).

McMurtry Spéirling (Foto: Divulgação/McMurtry Automotive)

Enquanto isso, o interior possui espaço para apenas o motorista. Em breve, a marca lançará uma versão de rua do modelo. A expectativa é que o carro venha com detalhes importantes, como limpador de para-brisa e faróis.

Desempenho

McMurtry Spéirling (Foto: Divulgação/McMurtry Automotive)

O McMurtry Spéirling possui um visual bastante moderno e exótico. Mas este carro tem como principal atributo o desempenho. O veículo pesa menos de 1.000 kg. Seu conjunto mecânico traz dois motores elétricos que podem produzir uma potência de 1.000 cv (aproximado).

Com estes motores, o veículo pode acelerar de 0 a 100 km/h em 1,5 segundo. Já a velocidade máxima é de 240 km/h (limitada). A tração é traseira. O bólido está equipado com uma bateria de 60 kWh, chassi de fibra de carbono e suspensão ativa.

Quem também ajuda o modelo a conseguir ter bons números na pista é o sistema de downforce sob demanda.   

A marca diz que é possível gerar mais que o dobro de seu peso em downforce (2.000 kg). Isso pode acontecer com o Spéirling em todas as velocidades. Lembrando que a estrela do Festival de Velocidade de Godwood possui dois ventiladores evacuando o ar debaixo do modelo.

Escrito por

Pedro Giordan

Jornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde 2021, onde acumula desde então experiência e pesquisas sobre o setor automotivo. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.

wpDiscuz
Sair da versão mobile