Conheça o carro elétrico que superou recorde em Fórmula 1

Uma das estrelas do Festival de Goodwood 2022 foi o McMurtry Spéirling. O carro elétrico quebrou um recorde que era de um carro de Fórmula 1

Você já ouviu falar do Festival de Velocidade de Goodwood? Realizado na Inglaterra, o evento sempre reúne diversos fãs de automóveis, além dos veículos mais desejados do mundo. Uma das máquinas presentes na edição deste ano foi o McMurtry Spéirling. O carro elétrico fez história ao superar um recorde de um carro de Fórmula 1.

carro elétrico

O McMurtry Spéirling é o mais novo recordista do Festival de Velocidade de Goodwood (Foto: Divulgação/McMurtry Automotive)

Tudo sobre o McMurtry Spéirling, o carro elétrico que superou recorde de um Fórmula 1

O famoso festival aconteceu entre os dias 23 e 26 de junho, sendo que a volta do modelo elétrico foi último dia. O carro, que estava sendo pilotado pelo britânico Max Chilton, realizou o trajeto da subida de Goodwood (1,86 km) em 39,08 segundos. Estima-se que mais de 150 mil pessoas presenciaram o acontecimento.

Com esta marca, o veículo se tornou o mais rápido a completar o percurso na história. Este carro superou a volta realizada pelo piloto da alemão Nick Heidfeld. No festival de 1999, ele fez a volta em 41,6 segundos a bordo de uma McLaren MP4/13. Ou seja, o bólido elétrico bateu um recorde que tinha como dono um carro de Fórmula 1.

McMurtry Spéirling (Foto: Divulgação/McMurtry Automotive)

Lembrando que um Volkswagen ID.R chegou a bater o mesmo recorde em 2019, mas a prova não foi contada como oficial.

“Venho para Goodwood desde os 4 anos de idade. Depois de testemunhar o recorde oficial de Nick Heidfeld: Eu alguma vez pensei que seria o único a bater isso? Não. Fazer este recorde é o mais memorável da minha carreira de piloto.

Isso só foi possível devido à incrível equipe de engenheiros da McMurtry Automotive. Obrigado ao duque e à duquesa e a todos os fãs pelo apoio”, disse Max Chilton, líder de desenvolvimento, em comunicado.

Detalhes do modelo

McMurtry Spéirling

McMurtry Spéirling (Foto: Divulgação/McMurtry Automotive)

Mas que carro é esse que estamos falando? O McMurtry Spéirling é um protótipo produzido pela empresa McMurtry Automotive. A empresa foi fundada em 2016. Já o modelo superesportivo foi revelado ao público no ano passado. O McMurtry Spéirling mede 3,20 m de comprimento, 1,1 m de altura e 1,7 m de largura.

Pensando no visual, o modelo traz um design bastante chamativo. Muitos o comparam com o Batmóvel. Destaque para o design da dianteira e o aerofólio. Já as portas são do tipo asa de gaivota. A marca diz que o veículo conta com pneus 210/640 R19 (na frente) e 240/640 R19 (na traseira).

carro elétrico

McMurtry Spéirling (Foto: Divulgação/McMurtry Automotive)

Enquanto isso, o interior possui espaço para apenas o motorista. Em breve, a marca lançará uma versão de rua do modelo. A expectativa é que o carro venha com detalhes importantes, como limpador de para-brisa e faróis.

Desempenho

McMurtry Spéirling (Foto: Divulgação/McMurtry Automotive)

O McMurtry Spéirling possui um visual bastante moderno e exótico. Mas este carro tem como principal atributo o desempenho. O veículo pesa menos de 1.000 kg. Seu conjunto mecânico traz dois motores elétricos que podem produzir uma potência de 1.000 cv (aproximado).

Com estes motores, o veículo pode acelerar de 0 a 100 km/h em 1,5 segundo. Já a velocidade máxima é de 240 km/h (limitada). A tração é traseira. O bólido está equipado com uma bateria de 60 kWh, chassi de fibra de carbono e suspensão ativa.

Quem também ajuda o modelo a conseguir ter bons números na pista é o sistema de downforce sob demanda.   

A marca diz que é possível gerar mais que o dobro de seu peso em downforce (2.000 kg). Isso pode acontecer com o Spéirling em todas as velocidades. Lembrando que a estrela do Festival de Velocidade de Godwood possui dois ventiladores evacuando o ar debaixo do modelo.

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Pedro Giordan
Escrito por

Pedro Giordan

Jornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde 2021, onde acumula desde então experiência e pesquisas sobre o setor automotivo. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.

ASSISTA AGORA