Conheça o carro de “9 milhões” da BYD
Conheça o carro de "9 milhões" da BYD. Um superesportivo que mostra o que a marca tem de melhor.
Na semana passada a BYD chegou a marca de 9 milhões de unidades produzidas de veículos elétricos híbridos. E para celebrar um número tão expressivo, nada mais nada menos do que seu carro mais caro e potente: o Yangwang U9.
Conheçao Yangwang U9: o carro de “9 milhões” da BYD
O Yangwang U9 é o que a BYD tem de mais avançado, uma declaração audaciosa do que a chinesa tem a oferecer e é mais do que carros elétricos para o meio urbano.
Com essa combinação de tecnologia e desempenho de um supercarro, o modelo redefine os limites que um carro elétrico e a montadora podem chegar.
Visualmente o U9 lembram superesportivos como os produzidos pela Lamborghini e McLaren, com linhas aerodinâmicas e agressivas. Na parte da frente destacam-se os faróis em forma C e elementos de aerodinâmica ativa, como um braço no extrator para o controle de fluxo de ar.
Quanto às medidas, é enorme, com seus 4,966 m de comprimento, 2,029 m de largura, 1,295 m de altura e 2,900 m de entre eixos.
0 a 100 km/h em 2,36 segundos
Construído sobre a plataforma e4, o superesportivo conta com quatro motores de 326 cv, um em cada roda.
O máximo que pode alcançar é 1.305 cv e e 130,5 kgfm de torque, com aceleração de 0 a 100 km/h em apenas 2,36 segundos e velocidade máxima de 300 km/h.
Algo incrível para um carro que pesa 2.475 kg devido aos quatro motores e o conjunto de baterias Blade. Juntas oferecem 450 km no ciclo CLTC.
A recarga dupla permite que as baterias sejam carregadas de 30 a 80% em 10 minutos usando dois carregadores de 500 kW.
Sistema de suspensão ativa
O sistema de suspensão ativa dupla dianteira e multibraços traseira permite que o veículo ajuste a altura e a rigidez da condução, proporcionando um controle excepcional e conforto em diferentes tipos de terreno.
Interior tecnológico
O interior do U9 é um show à parte, com materiais de alta qualidade de tecnologia de ponta.
O quadro de instrumentos digitais fica ao centro e há mais uma tela deslizante. Se usada dessa forma, a tela central vertical pode servir para controlar as funções do carro, enquanto o passageiro usa a outra tela.
Os bancos não são apenas confortáveis, como também contam com bolsas laterais que atuam ativamente em curvas, ajustando o banco à coluna dos ocupantes.
Quanto custa o Yangwang U9?
Na China, o Yangwang U9 custa 1.68 million yuans (236,000 USD), aproximadamente R$ 1.286.247 na conversão direta sem taxas.
Leia também
BYD Yangwang U8: como é o carro elétrico mais sinistro do mundo (até hoje)
Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.