Conheça o caminhão elétrico que não te deixa na mão no quesito autonomia

A Mercedes-Benz escreve mais um capítulo na história da mobilidade sustentável com o eActros 600, um caminhão elétrico de alta performance projetado para para o transporte em grandes distâncias. 

Caminhão elétrico da MErcedez Bens oferece autonomia de mais de 500 km – Foto: Divulgação

Caminhão elétrico da Mercedes-Benz tem autonomia de 531 km

A autonomia de 531 km com apenas uma carga é graças ao conjunto de três baterias cuja capacidade combinada chega a 621 kWh. Nesse quesito, perde para o Tesla Semi com baterias de 900 kWh e 800 km de alcance.

As baterias são de LFP (fosfato de ferro-lítio). Isso significa que o carregamento pode ser feito nas estações rápidas de até 400 kW. No futuro vai permitir a recarga em megawatts, assim será possível recarregar de 20% a 80% da capacidade em 30 minutos. 

Além das baterias de última geração, o eActros 600 conta com um sistema de gestão de energia muito eficiente, capaz de garantir uma autonomia estendida e um desempenho excepcional. 

Essa autonomia permite que o caminhão realize rotas mais longas sem a necessidade de paradas frequentes para recarga, tornando uma opção viável para o transporte de cargas pesadas. 

Considerando que a parada de descanso de um motorista seja utilizada para a recarga das baterias do caminhão, é possível cumprir uma viagem de mais de 1.000 km no mesmo tempo médio de um caminhão movido a diesel.

Nesse cenário, é possível sair de São Paulo e ir até Porto Alegre – RS, Brasília – DF ou Goiânia – GO. 

Vale ressaltar que a Mercedes consegue esse alcance em condições bem realistas, com o peso bruto combinado do caminhão e de carga (PBTC) de 40 toneladas. 

O caminhão ainda conta com equipamentos avançados, como faróis Matrix LED, uma tela digital touch, frenagem automática de emergência (sexta geração), piloto automático rodoviário (terceira geração) e controle de cruzeiro excepcionalmente avançado.

eActross 600 interior cabine – Foto: Divulgação

Quando chega o caminhão elétrico da Mercedes Benz?

As primeiras unidades do eActros 600 serão entregues aos clientes no final de 2024. A princípio, os caminhões vão sair da planta da Mercedes-Benz Trucks em Wörthjá na Alemanha. 

Além disso, as plantas da Daimler Truck de Mannheim, Kassel e Gaggenau também produzem componentes importantes para a construção desses veículos. 

“Já apresentamos há alguns anos nossa visão do transporte sustentável do futuro. Para nós, a IAA Transportation 2024 orbita claramente em torno da implementação dessa visão. Estamos fornecendo veículos de série à bateria elétrica nas quantidades requeridas por nossos clientes”, diz o CEO da Daimler Truck, Martin Daum.

Segundo o CEO, os pedidos do eActros começaram no final do ano passado e já ultrapassaram mais de 2 mil encomendas.

Leia também:

Vceê vai se surpreender com tudo o que o caminhão da Tesla tem a oferecer

 

Robson QuirinoSou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.
Fechar
Sair da versão mobile