Conheça o caminhão conceito alimentado por motor a hidrogênio

O projeto do caminhão a hidrogênio da Cummins mantém o desempenho, a carga útil e utiliza a linha de transmissão convencional.

O projeto do caminhão a hidrogênio da Cummins mantém o desempenho, a carga útil e utiliza a linha de transmissão convencional, oferecendo um caminho de tecnologia de baixo custo para ajudar a acelerar a descarbonização da frota.

Conceito de caminhão a hidrogênio da Cummins

Conceito de caminhão a hidrogênio da Cummins (Foto: Divulgação)

Conceito de caminhão a hidrogênio é apresentado pela Cummins

A Cummins revela um caminhão conceito de serviço médio movido pelo motor de combustão interna de hidrogênio B6.7H (H2-ICE) durante a IAA Transportation, entre os dias 20 e 25 de setembro, em Hannover, na Alemanha.

A conversão H2-ICE da motorização Cummins destaca a oportunidade para aplicações de caminhões na faixa de peso bruto entre 10 a 26 toneladas para operar com combustível de hidrogênio de carbono zero com um alcance operacional potencial de até 500 km.

“Embora as células de combustível de hidrogênio da Cummins ofereçam uma solução altamente eficaz para aplicações específicas na indústria de caminhões, nossos motores de hidrogênio também podem ajudar a acelerar a descarbonização da frota, oferecendo uma base de custo mais baixa, usando tecnologia de motor mais familiar”, disse Alison Trueblood, diretor Executivo da Cummins – On-highway Business Europe.

O projeto Cummins H2-ICE utilizou um caminhão Mercedes-Benz Atego 4×2, representando um veículo versátil e amplamente utilizado para transporte de distribuição.

O trabalho de conversão de hidrogênio não compromete o desempenho do caminhão, capacidade de carga ou carga útil.

A instalação é de 290 hp (216 kW) e conta com um sistema de armazenamento de hidrogênio de alta capacidade com pressão de 700 bar.

A substituição do motor a diesel pelo motor a hidrogênio de 6,7 litros e a integração com a linha de transmissão existente destacam a capacidade do H2-ICE de oferecer uma solução de carbono zero para frotas com base em um custo mais baixo e um caminho de tecnologia mais fácil de implantar.

“A introdução de caminhões movidos a H2-ICE no curto prazo pode ajudar a desenvolver a infraestrutura de combustível de hidrogênio para abrir caminho para a adoção mais ampla de veículos elétricos de célula de combustível. Desta forma, motores de hidrogênio e células de combustível são tecnologias complementares, trabalhando juntas para impulsionar a economia do hidrogênio”, acrescentou Trueblood.

Desempenho de motor a diesel

O motor a hidrogênio B6.7H com potência de até 290 hp (216 kW) e torque máximo de 1200 Nm é uma plataforma de motor totalmente nova com tecnologia de ponta para aumentar a densidade de potência, reduzir as perdas por atrito e melhorar a eficiência térmica.

Como resultado, o desempenho é equivalente ao de um motor diesel de cilindrada semelhante e compatível com as mesmas transmissões e pacotes de refrigeração. Um benefício adicional do B6.7H é um funcionamento significativamente mais silencioso do que um diesel.

Armazenamento de hidrogênio de alta capacidade

O armazenamento de combustível de alta capacidade, combinado com a eficiência energética da combustão com injeção direta, permite que o caminhão B6.7H ofereça um alcance potencial de até 500 km, suficiente para a maioria dos caminhões médios e significativamente mais do que um caminhão movido a bateria elétrica de tamanho comparável.

Um módulo de controle de combustível projetado pela Cummins reúne o ponto de reabastecimento de combustível de hidrogênio, a filtragem de combustível e o sistema de distribuição de combustível em uma única unidade com fácil acesso. Estima-se que o reabastecimento do caminhão com combustível de gás hidrogênio leve apenas 10 minutos.

Conceito de caminhão a hidrogênio da Cummins

Motor a hidrogênio (Foto: Divulgação)

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Nicole Santana
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Nicole Santana

Jornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe. Atualmente dedica-se à redação do portal Garagem 360, produzindo notícias, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.

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