Conheça o Ballet Cat, o Fusca da Great Wall que mudou de nome
A Ora, marca de carros elétricos da Great Wall, irá lançar no final deste mês o Ballet Car. Mais conhecido por ser uma cópia do VW Fusca.
O VW Fusca é um dos veículos mais admirados em todo o mundo. Na maioria dos países que ele foi vendido, pessoas se unem em fã clubes (presenciais e online) para compartilhar histórias e informações sobre o modelo. E uma de suas cópia está dando o qe falar na China. A Ora, marca de carros elétricos da Great Wall, irá lançar no final deste mês o Ballet Car. Mas a montadora alemã não está gostando nada desta história.
Este veículo herda vários detalhes do clássico veículo da montadora alemã. Um deles é o design. Como podemos ver nas fotos de divulgação, a sua lateral lembra muito o automóvel.
Ballet Cat, o Fusca da Great Wall que mudou de nome
De acordo com a revista especializada “Quatro Rodas”, toda esta polêmica começou em abril. Na época, a montadora chinesa apresentou o seu veículo com nome de Punk Cat. O hatch elétrico estava exposto no estande dela no Salão do Automóvel Xangai. Sua semelhança com o clássico carro alemão chamou a atenção de todos. Inclusive da própria Volkswagen, que tentou ir atrás de seus direitos.
Mas a marca chinesa mesmo assim manteve a ideia de fazer o veículo. Agora, ela espera fazer a apresentação no fim deste mês. Ela acontecerá durante o Salão do Automóvel de Chengdu. Porém, o nome não será mais o mesmo. O Punk Cat se chamará Ballet Cat.
Mesmo ela sendo mais alargada. No lado esquerdo da porta dianteira está a entrada do carregador. Já na traseira, a marca optou por colocar a placa mais próxima do para-choque. Uma das novidades por aqui é o spoiler.
Outros detalhes ainda são um verdadeiro mistério. No caso, estamos falando da dianteira, do interior e de suas dimensões. No caso da frente, não duvide que seja parecido com o velho Fusca.
Sem falar dos números do propulsor elétrico. Só se sabe que ele será alimentado por duas baterias. Uma delas tem capacidade de 47,8 Kwh e autonomia de 401 km. As versões mais caras provavelmente estarão equipadas com uma de 59,1 kWh e autonomia de 501 km.
Leia mais: Vendas de carros elétricos faz mobilidade elétrica crescer 53% no Brasil
Esta montadora foi lançada em 2018. Ela está vendendo três modelos elétricos no país asiático. Eles são: dois hatches compactos (Adora e Hao Mao) e um SUV (IQ).
Great Wall no Brasil
A Great Wall está bem próxima de chegar ao Brasil. Este pode ser mais um mercado sul-americano em que a grande montadora chinesa estaria presente. Ela já está presente nos mercados da Argentina e do Chile.
Por aqui, ela se chamará Great Wall Motor Brasil LTDA. Sim, existe a possibilidade de seus carros elétricos serem vendidos por aqui. Mas apenas dois veículos a combustão foram registrados no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI). Estamos falando do SUV médio Haval H6. Ele chegaria para concorrer com o Jeep Compass. Além do porte robusto, ele possui um poderoso motor 2.0 turbo de 227 cv.
Outro veículo que chegaria é a picape Poer. Este já é mais conhecido, visto que é vendido nos países vizinhos. Ela chegaria para concorrer em uma categoria bastante disputada.
Jornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde 2021, onde acumula desde então experiência e pesquisas sobre o setor automotivo. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.