Conheça novo infográfico sobre o mercado brasileiro de veículos elétricos
A NeoCharge lança infográfico sobre mobilidade elétrica. A ferramente será atualizada com dados completos do mercado de veículos elétricos.
A NeoCharge, empresa de soluções de recarga para veículos elétricos, está lançando uma novidade para enriquecer o debate sobre mobilidade elétrica no Brasil: o Infográfico NeoCharge. A plataforma será atualizada trimestralmente com dados completos sobre o mercado brasileiro de carros elétricos e híbridos plug-in.
A página exclusiva reúne os dados como o ranking dos carros mais vendidos, a frota circulante e a divisão por Estados e cidades – entre outros recortes. Todas as informações são compiladas e organizadas pelos especialistas da NeoCharge com base em levantamentos das fontes mais confiáveis do setor, como a Associação Brasileira de Veículos Elétricos (ABVE) e o Sistema Nacional de Trânsito (Senatran).
Confira os rankings relativos ao mercado de veículos elétricos no País
Os dados do Infográfico NeoCharge serão regularmente atualizados pela equipe da empresa, que já é referência por oferecer há anos uma página do site exclusivamente dedicada ao crescimento da frota de veículos elétricos no Brasil. Agora, o infográfico trará dados novos a esse acompanhamento, com o objetivo de se tornar um material de consulta para quem pretende avaliar o crescimento da mobilidade elétrica no Brasil.
Para o CEO da empresa, Diogo Seixas, a NeoCharge dá mais um passo importante para se consolidar como fonte de informações sobre veículos elétricos no País.
“Esta é mais uma ferramenta que disponibilizamos para facilitar a disseminação de dados sobre a mobilidade elétrica. Precisamos mostrar a evolução baseada em números e, com algumas análises, mapear de que forma o mercado tem se desenvolvido no País”, afirma Seixas.
O executivo explica que agora, com o infográfico, a NeoCharge “passa a apresentar as informações de forma mais clara, objetiva e de simples compreensão por parte de quem se interessa e busca conhecimento sobre os veículos elétricos no Brasil”.
Infográfico já traz dados atualizados sobre os veículos elétricos
De acordo com os últimos dados levantados pela ABVE e organizados pela NeoCharge, a Volvo liderou o ranking de vendas de veículos de passeio 100% elétricos no primeiro semestre de 2022, com seus modelos Volvo XC40 Recharge (629 unidades) e Volvo C40 Recharge (370 unidades).
Já entre os comerciais leves, a marca francesa Renault aparece em destaque com o modelo Renault Kangoo ZE (393 unidades), seguida da conterrânea Citroën, com o seu Citroën e-Jumpy (148 unidades).
Confira o ranking dos veículos elétricos mais vendidos no período:
- Volvo XC40 Recharge – 629
- Volvo C40 Recharge – 370
- JAC e-JS1 – 317
- Mini Cooper SE – 217
- Nissan Leaf – 208
- Renault Zoe – 191
- Fiat 500e – 164
- Porsche Taycan – 147
- JAC e-JS4 – 114
- Audi e-Tron – 105
Veja o ranking dos comerciais leves elétricos mais vendidos no período:
- Renault Kangoo ZE – 393
- Citroën e-Jumpy – 148
- Peugeot e-Expert – 78
- BYD ET3 – 23
Segundo a Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), o número de veículos 100% elétricos em circulação no País saltou de 2.885, no segundo trimestre de 2021, para 7.127 no mesmo período de 2022. Em relação aos híbridos plug-in, o número passou de 13.002 unidades para 21.838.
Nas ruas brasileiras, este é o top 10 de modelos 100% elétricos mais encontrados em circulação:
- Volvo XC40/C40 – 1.097
- Nissan Leaf – 893
- BMW i3 – 641
- Porsche Taycan – 576
- Audi e-Tron – 573
- Mini Cooper SE – 549
- JAC e-JS1 – 493
- Renault Zoe – 457
- Fiat 500e – 379
- Chevrolet Bolt – 245
Sudeste e Sul são as regiões com mais veículos elétricos
O infográfico lançado pela NeoCharge aponta ainda a prevalência das regiões Sudeste e Sul no topo da frota brasileira de veículos 100% elétricos e plug-in. Os estados de São Paulo, Minas Gerais, Santa Catarina, Paraná e Rio de Janeiro ocupam as cinco primeiras posições. Fechando o top 10, estão Rio Grande do Sul, Distrito Federal, Pernambuco, Espírito Santo e Goiás.
Na lista por cidades, São Paulo (SP), Belo Horizonte (MG), Rio de Janeiro (RJ), Curitiba (PR) e Brasília (DF) lideram o ranking, seguidas de Campinas (SP), Porto Alegre (RS), Florianópolis (SC), Recife (PE) e Goiânia (GO).
Jornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.