Conheça nova versão do Skoda Enyaq, que traz 545 km de autonomia

Você conhece o Skoda Enyaq Coupé iV? A nova versão do SUV Skoda Enyaq foi lançada e chega para compor linha elétrica da marca.

Não é só a Volkswagen que vai se beneficiando da plataforma MEB. Outras marcas do grupo também estão usando ela em seus veículos. O novo Skoda Enyaq Coupé iV, por exemplo, é um deles. Esta nova versão do Skoda Enyaq foi lançado na última segunda-feira (31/01) e chega para compor a linha elétrica da marca da Republica Tcheca. O grande destaque deste carro é o alcance de 545 km. Sem falar da versão esportiva RS.

A marca ainda não divulgou os preços deste novo veículo. Nem falou sobre a data de lançamento do mesmo. A expectativa é que o carro seja lançado ainda em 2022. O Enyaq Coupé é irmão do SUV Enyaq, que foi apresentado ao mundo no último ano. Aliás, este modelo vendeu quase 45 mil unidades desde o seu lançamento. Os dois são os únicos carros elétricos da gama da marca.

Skoda Enyaq Coupé iV (Foto: Divulgação/Skoda)

Conheça nova versão do SUV Skoda Enyaq, que estreia com 545 km de autonomia

Ambos serão produzidos na cidade de Mladá Boleslav. O Skoda Enyaq Coupé será mais um produto do Grupo Volkswagen que usará a plataforma de carros elétricos MEB. Ou seja, ele é primo dos modelos da linha ID. da VW, do Cupra Born e dos Audi Q4 e-tron, Q4 Sportback e Q5 e-tron. E podemos ver que o modelo possui traços bastante parecidos com o ID.5, que foi lançado no ano passado.

Skoda Enyaq Coupé iV (Foto: Divulgação/Skoda) – nova versão do SUV Skoda Enyaq

O Skoda Enyaq Coupé mede 4.653 mm de comprimento, 1.879 mm de largura e 1.622 mm de altura.  Ou seja, mais comprido e alto que a versão tradicional. E este veículo traz alguns detalhes bastante interessantes. Na parte central da dianteira, por exemplo, o grande destaque é a falsa grade frontal. O cliente pode adicionar um pacote opcional que traz um sistema de iluminação para a grade (Crystal Face).

As partes verticais dela são iluminadas por 131 LEDs. Na parte de baixo, uma outra barra horizontal também fica acesa. Este item já estava presente no Enyaq iV tradicional. O modelo cupê ainda traz faróis Full LED de série. Do mesmo modo que os LEDs da grade, o faróis Matrix Full LED também são opcionais. As lanternas traseiras também são em LED. Olhando de lado, você pode perceber as rodas (19, 20 ou 21 polegadas) e o teto. Com ele inclinado, o carro consegue um coeficiente areodinâmico de 0.234.

Skoda Enyaq Coupé RS iV (Foto: Divulgação/Skoda)

Skoda Enyaq Coupé RS iV (Foto: Divulgação/Skoda)

Lembrando que o carro irá ter uma versão RS também. Este modelo possui um visual mais esportivo. Dentre os principais detalhes deste carro, podemos destacar os detalhes escuros na moldura da grade, no difusor localizado na parte da traseira e nas molduras dos vidros. Sem falar dos faróis com tecnologia Matrix Full LED. Ele ainda está equipado com rodas de liga leve de 20 polegadas Tauros (na cor preta).

Interior

Skoda Enyaq Coupé iV (Foto: Divulgação/Skoda)

O interior desta nova versão do Skoda Enyak é bastante similar ao do modelo normal. Nesta parte do veículo, o destaque vai para as telas multimídia. Atrás do volante está o painel de instrumentos de 5,3 polegadas. Enquanto isso, ao centro, está a central multimídia de 13 polegadas. A marca diz que o software ME 3 trouxe novidades para ela e para o Head-up Display (opcional).

Sem falar que permite o emparelhamento com Android Auto e Apple CarPlay. O carro ainda vem de série com ar-condicionado Climatronic dual zone, volante multifuncional de couro e sistema Kessy Go, controle de cruzeiro adaptativo, assistente de congestionamento de tráfego, alerta de tráfego traseiro e entre outros.

Bancos dianteiros e traseiros aquecidos e ar-condicionado de três zonas são opcionais. O modelo RS traz bancos esportivos, volante esportivo, emblemas RS e entre outros mimos.

Motorização

Skoda Enyaq Coupé iV (Foto: Divulgação/Skoda)

O novo Skoda Enyaq Coupé iV possui diversas versões. Duas usam apenas um motor e duas usam dois propulsores. O motor único do modelo Coupé iV 60, por exemplo, pode produzir 177 cv e tem uma bateria de 62 kWh. Já o modelo iV 80 traz um único  motor de 201 cv, que é alimentado por uma bateria de 82 kWh. Estas duas possuem tração traseira. Já as outras versões possuem dois motores.

O modelo iV80 tem um conjunto que produz 262 cv de potência máxima. Enquanto isso, o modelo RS iV possui um poderoso sistema que produz 295 cv de potência. Neste caso, o carro consegue acelerar de 0 a 100 km/h em 6,5 segundos. Já a bateria destes dois modelos tem capacidade para 77 kWh. Por fim, vale a pena mencionar que o modelo IV 80 pode rodar por 545 km (ciclo WLTP).

Escrito por

Pedro Giordan

Jornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde 2021, onde acumula desde então experiência e pesquisas sobre o setor automotivo. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.

wpDiscuz
Sair da versão mobile