Conheça nova tecnologia que reduz automaticamente velocidade de carros

Tecnologia da Ford reduz velocidade automaticamente (Foto:Divulgação/Ford)
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A Ford está testando uma nova tecnologia na Europa que mostra como a conectividade pode ajudar a melhorar o trânsito das cidades. Chamada geofencing, ou delimitação virtual de área, ela permite que os carros reduzam a velocidade automaticamente ao entrar em zonas de restrição, como ao redor de escolas, hospitais ou centros comerciais.

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Além de aumentar a segurança no trânsito, a nova funcionalidade ajudará a evitar multas por excesso de velocidade. Outro benefício é tornar o visual das cidades mais limpo, substituindo com vantagem os sinais de trânsito, que muitas vezes são confundidos no cenário urbano ou encobertos por galhos.

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Todos os carros da Ford no Brasil hoje já vêm equipados com um modem embarcado de série que permite a comunicação remota com o aplicativo FordPass, ou com outros recursos que venham a ser incorporados ao sistema.

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Tecnologia geofencing serve como proteção de pedestres

Ao entrar em área com velocidade restrita, veículo reduz de forma automática (Foto:Divulgação/Ford)

“A geofencing permite que as velocidades sejam reduzidas onde necessário para melhorar a segurança e criar um ambiente mais agradável”, afirma Michael Huynh, gerente de soluções urbanas da Ford Europa.

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A criação de zonas de 30 km/h é considerada uma das principais medidas para reduzir o risco para os pedestres nas zonas urbanas, pois os motoristas têm mais tempo de reação e a velocidade de impacto é menor. Na Europa, cerca de 30% das mortes no trânsito são de pedestres e ciclistas.

As tecnologias de assistência ao motorista, como o piloto automático adaptativo, ajudam os motoristas a não exceder os limites de velocidade. No entanto, o controle de velocidade por geofencing é considerado potencialmente mais flexível e eficaz.

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Nos testes realizados pela Ford na cidade de Colônia, na Alemanha, estão sendo usadas duas vans elétricas Ford E-Transit para analisar o impacto da limitação de velocidade na melhoria do tráfego e redução de acidentes. O teste, que tem a previsão de durar 12 meses, abrange todas as zonas de 30 km/h no centro de Colônia e zonas selecionadas de 50 km/h e 30 km/h no resto da cidade.

Outras pesquisas recentes da Ford para melhorar a segurança nas estradas incluem a tecnologia de semáforos conectados, que podem se tornar verdes automaticamente para ambulâncias, bombeiros e veículos da polícia, e alertas sonoros para o motorista sobre a aproximação de pessoas e objetos.

Como funciona a nova tecnologia geofencing

Geofencing cria zonas georreferenciadas com restrições (Foto: Divulgação/Ford)
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A tecnologia da Ford usa o rastreamento por GPS e a troca de dados para reduzir a velocidade do veículo quando ele entra numa zona georreferenciada. O motorista é informado do novo limite por uma luz piscante no painel e pode desativar o sistema a qualquer momento.

No futuro, os motoristas poderão definir suas próprias zonas de geofencing com velocidades de até 20 km/h, inclusive em depósitos e áreas particulares, ou mesmo de forma dinâmica, considerando os perigos locais, obras na estrada e hora do dia.

A Ford também está usando a tecnologia geofencing para melhorar a qualidade do ar nas cidades, programando seus modelos híbridos para funcionar automaticamente no modo elétrico ao entrar em zonas de baixa emissão.

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Paulo Silveira
Paulo SilveiraJornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.
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