Mais segurança a bordo
Com o passar do tempo, dispositivos de proteção como airbag e freios ABS passaram a ser obrigatórios nos carros brasileiros
A tecnologia de proteção dos carros já evoluiu muito desde que eles foram inventados, tudo para preservar a integridade de motoristas, passageiros e até pedestres. Alguns recursos são tão importantes que acabaram se tornaram indispensáveis obrigatórios no Brasil.
De longe, o cinto de segurança é o principal item de segurança, e seu uso é obrigatório inclusive no banco traseiro. Caso o motorista ou algum outro ocupante seja flagrado sem o dispositivo, a multa é de R$ 127,69, com a perda de cinco pontos na carteira nacional de habilitação (CNH).
Com o passar dos anos, o cinto evoluiu da versão de dois pontos para a de três, que será obrigatória em todos os veículos do Brasil em 2020. No casos dos carros zero quilômetro, a exigência entra em vigor em 2018.
“Isso é ótimo, porque o cinto de três pontas é muito mais eficaz. O cinto abdominal (dois pontos) não protege as vísceras abdominais, o tórax e a coluna. Já a versão de três pontos garante 100% de proteção da bacia, 60% da cabeça, 50% das vísceras abdominais e 56% do tórax e da coluna”, explica Dirceu Rodrigues Alves Junior, chefe do Departamento de Medicina de Tráfego Ocupacional da Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet).
Encosto de cabeça
Apesar de não parecer tão importante, o encosto de cabeça dos bancos também pode salvar vidas. Muitos carros antigos não contam com esse acessório mas, atualmente, ele é exigido nos bancos dianteiros e traseiros laterais.
“Sem o encosto, o motorista sofre um impacto muito forte durante colisões. O movimento da cabeça sem apoio pode gerar fraturas na coluna vertebral e lesão medular. Isso leva a parada respiratória, que é seguida de parada cardíaca, e pode provocar a morte”, diz Alves Junior.
O profissional ainda ressalta que a pessoa corre o risco de ficar paraplégica ou tetraplégica, e que o ideal seria que o componente também fosse obrigatório no banco traseiro central.
Recentemente obrigatórios
Outro item de segurança obrigatório no País é o airbag – desde o início de 2014, todos os carros zero quilômetro têm de sair de fábrica com o sistema instalado para o condutor e o passageiro do banco da frente.
“O airbag evita que, durante as colisões, o motorista tenha traumas na cabeça, na face e no tronco. Ele é uma soma à proteção do cinto de segurança”, afirma o especialista da Abramet. E, de acordo com ele, apesar de não ser obrigatório, o ideal é que o veículo tenha o acessório disponível para os bancos traseiros e e na parte lateral do carro.
Em 2014, além da bolsa inflável, o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) passou a exigir das montadoras que todos os modelos novos já saíssem da linha de montagem com o sistema de freio ABS. A tecnologia, antes disponível apenas para automóveis mais caros ou então como opcional, pode prevenir uma série de acidentes, pois não deixa que as rodas travem durante frenagens mais bruscas, evitando descontrole e derrapadas.
Proteção para as crianças
Quem anda com crianças pequenas no carro também precisa ficar atento. A tecnologia Isofix garante maior firmeza e segurança. O sistema encaixa a cadeirinha diretamente no banco do carro ao invés de fixá-la com o cinto de segurança. É como se o acessório fosse a ponta do cinto e o banco o dispositivo de encaixe.
O método se mostrou tão eficaz que chamou a atenção das autoridades brasileiras. Segundo o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), todos os carros zero quilômetro produzidos a partir de 2020 deverão sair de fábrica com pelo menos um ponto de fixação Isofix.