Saiba como economizar combustível em até 50% sem gastar

Saiba como economizar combustível em até 50%. Veja dicas simples que podem fazer com o que o carro consuma até metade do combustível!

Já estamos indo para o último trimestre de 2021 e os preços dos combustíveis seguem em alta. E o que não faltam são motoristas procurando formas de economizar combustível.

Isso porque, por exemplo, a gasolina no início de setembro apresentou aumento de preço de 30% em relação ao acumulado do ano. Etanol e diesel também seguem a mesma tendência, conforme o Índice de Preços Ticket Log (IPTL).

Assim, o Garagem360 pesquisou e mostra maneiras de economizar até 50% com os combustíveis do carro sem gastar. Ou seja, sem recorrer a acessórios ou instalações.

Foto: Pixabay.com

Dicas para economizar combustível em até 50%

Atenção com excesso de frenagens e desacelerações

Parece contraditório, mas você sabia que quanto mais acionamos os freios, mais combustível podemos estar desperdiçando? O mesmo vale para o processo de desacelerar.

De acordo com especialistas, quando usamos o freio sem real necessidade indica que estamos acelerando mais do que deveríamos.

Portanto, aqui, a dica para economizar combustível é a antecipação. Por exemplo: se for virar à direita e o farol fechou, a solução é tirar o pé do acelerador alguns metros antes do que faria. Assim, vá r freando aos poucos.

Dessa forma, você não faz a frenagem ou a desaceleração “de uma hora para outra”, o que poupará o consumo do combustível.

Imagem Ilustrativa

Veja também: Tudo sobre o VW Gol 2022, um dos carros mais econômicos do Brasil!

Acione a marcha adequada e não se arrisque na banguela!

Caso você tenha um carro manual, atenção com a marcha engatada. Isso mesmo! Carros mais modernos, em geral, possuem um indicador de troca no computador de bordo. Então, não acredite que esse recurso é apenas um “plus” e siga-o.

Falando nisso, anote essa dica também: o recomendável é rodar com o motor entre 1.500 e 2.000 rpm na cidade.

Enquanto isso, ao descer a ladeira, deixe sempre o carro engrenado e nunca livre, ou seja, não desça na banguela. Já está comprovado que a banguela não traz economia de combustível.

Indicador de troca de marcha. Imagem Ilustrativa

Enchendo o tanque

Será que vale encher o tanque todo, caso você use o carro apenas na cidade? Possivelmente não. Sabe por quê? Tanque cheio confere mais peso ao veículo e quanto mais pesado o carro, mais combustível é gasto para dar arranque ao automóvel.

Por outro lado, com o aumento dos combustíveis, você pode optar por encher o tanque a cada 15 dias. Assim, aproveita os menores preços.

Já no caso de carros flex, não deixe de contar com a “fórmula mágica”. De acordo com especialistas divida o preço do combustível na bomba pelo derivado do petróleo. Assim, se resultar em menos de 0,7, prefira o etanol. Caso contrário, abasteça com gasolina.

Aproveite e confira mais dicas sobre a melhor escolha que a especialista Rosangela Gomes (da Copape) deu para o Garagem360!

Foto: Pexels

Evite manter o tanque na reserva

Circular com o carro por muito tempo na reserva traz prejuízos. Isso porque baixos níveis de combustível acarretam no aumento da taxa de vaporização. Com isso, há desperdício de líquido.

Além disso, as partículas e agentes estranhos que ficam acumulados no fundo do reservatório podem acabar sugados pelo filtro. Assim, há riscos de entupir, sobrecarregando a bomba e todo o carro.

O recomendado é circular com o tanque com pelo menos ¼ de sua capacidade total.

Escrito por

Erica Franco

Jornalista por formação com mais de 15 anos de experiência em redação geral e automobilística. Passagens pelo caderno "Máquina e Moto" do Jornal Agora São Paulo, Folha online, Jovem Pan, Uol, Mil Milhas, Revista Consumidor Moderno, Portal No Varejo, entre outros. Atualmente dedica-se a função de editora do portal Garagem360, apurando notícias do universo automotivo e garantindo o padrão de qualidade dos conteúdos veiculados.

wpDiscuz
Sair da versão mobile