Conheça as principais falhas prematuras de peças do motor e saiba como evitar
Conheça as principais falhas prematuras de peças do motor e saiba como evitá-las com medidas simples. Acompanhe!
O motor é, sem dúvidas, a parte do veículo que exige mais atenção. Saber quais são as principais falhas prematuras de peças do motor e como evitá-las é fundamental para manter seu carro em boas condições e economizar dinheiro.
Veja no post algumas das falhas prematuras mais comuns e quais procedimentos para evitá-las.
Quais as principais falhas prematuras de peças do motor?
Sem muita conversa, vamos às peças:
Pistões e anéis – desgaste, descascamento, empeno, cavitação (vamos falar mais abaixo) e corrosão.
Causas – lubrificação inadequada, uso de óleo de má qualidade, sobrecarga do motor, condução em baixa rotação e superaquecimento.
Camisas de cilindro – desgaste, corrosão, cavitação e trincas.
Causas – lubrificação inadequada, uso de água mineral (ou de má qualidade) no sistema de arrefecimento, sobreaquecimento e falhas na queima de combustível.
Válvulas e assento de válvulas – desgaste, corrosão, acúmulo de carbono e empeno.
Causas – combustível ruim, lubrificação inadequada, sobreaquecimento e falhas na queima de combustível.
Bronzinas e buchas – desgaste, corrosão e empeno.
Causas – lubrificação inadequada, uso de óleo de má qualidade, sobrecarga do motor e excesso de folgas.
Junta do cabeçote – queima, vazamento de óleo ou água.
Causas – superaquecimento, empeno da cabeça do motor, parafusos com folga e falhas no sistema de arrefecimento.
Cavitação – é um um fenômeno que pode ocorrer com as camisas de cilindro úmidas, produzidas em ferro fundido.
De acordo com a Motorservice, as camisas de de cilíndro mantém a câmara de combustão vedada e faz a troca térmica do calor por meio do líquido de arrefecimento.
“A cavitação consiste na formação e eclosão de bolhas dentro do fluido em movimento. Esse fenômeno pode ocorrer devido a folga excessiva do pistão e a camisa; bolhas, geradas pelo próprio movimento vibratório do motor e outro fator pode ser a tampa do reservatório, que atua como uma válvula; líquido de arrefecimento com especificação inadequada; e proporção incorreta de água desmineralizada e líquido de arrefecimento”.
Veja o vídeo explicativo abaixo:
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Para onde vai o óleo lubrificante do motor após o uso?
Como evitar falhas prematuras no motor?
- Siga as recomendações do manual do proprietário para troca de óleo, filtro de óleo, filtro de ar e outros componentes.
- Utilize lubrificante e aditivo de arrefecimento de boa qualidade e adequados para o veículo.
- Mantenha o sistema de arrefecimento em boas condições, verificando sempre o nível do líquido de arrefecimento regularmente e fazendo a troca conforme o recomendado pelo fabricante.
- Abasteça sempre o veículo em postos confiáveis e com combustível de boa qualidade.
- Faça as revisões preventivas periodicamente em uma oficina de confiança.
- Fique atento aos sinais do veículo, como ruídos estranhos, perda de potência, aumento do consumo de combustível, vazamento de óleo e luzes do painel acesas.
Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.