Conheça as principais falhas prematuras de peças do motor e saiba como evitar

Conheça as principais falhas prematuras de peças do motor e saiba como evitá-las com medidas simples. Acompanhe!

O motor é, sem dúvidas, a parte do veículo que exige mais atenção. Saber quais são as principais falhas prematuras de peças do motor e como evitá-las é fundamental para manter seu carro em boas condições e economizar dinheiro.

Veja no post algumas das falhas prematuras mais comuns e quais procedimentos para evitá-las.

Quais as principais falhas prematuras de peças do motor? – Foto: Freepik

Quais as principais falhas prematuras de peças do motor?

Sem muita conversa, vamos às peças:

Pistões e anéis – desgaste, descascamento, empeno, cavitação (vamos falar mais abaixo) e corrosão.

Causas – lubrificação inadequada, uso de óleo de má qualidade, sobrecarga do motor, condução em baixa rotação e superaquecimento.

Camisas de cilindro – desgaste, corrosão, cavitação e trincas.

Causas – lubrificação inadequada, uso de água mineral (ou de má qualidade) no sistema de arrefecimento, sobreaquecimento e falhas na queima de combustível.

Válvulas e assento de válvulas – desgaste, corrosão, acúmulo de carbono e empeno.

Causas – combustível ruim, lubrificação inadequada, sobreaquecimento e falhas na queima de combustível.

Bronzinas e buchas – desgaste, corrosão e empeno.

Causas – lubrificação inadequada, uso de óleo de má qualidade, sobrecarga do motor e excesso de folgas.

Junta do cabeçote – queima, vazamento de óleo ou água.

Causas – superaquecimento, empeno da cabeça do motor, parafusos com folga e falhas no sistema de arrefecimento.

Cavitação – é um um fenômeno que pode ocorrer com as camisas de cilindro úmidas, produzidas em ferro fundido.

De acordo com a Motorservice, as camisas de de cilíndro mantém a câmara de combustão vedada e faz a troca térmica do calor por meio do líquido de arrefecimento.

“A cavitação consiste na formação e eclosão de bolhas dentro do fluido em movimento. Esse fenômeno pode ocorrer devido a folga excessiva do pistão e a camisa; bolhas, geradas pelo próprio movimento vibratório do motor e outro fator pode ser a tampa do reservatório, que atua como uma válvula; líquido de arrefecimento com especificação inadequada; e proporção incorreta de água desmineralizada e líquido de arrefecimento”.

Veja o vídeo explicativo abaixo:

Leia também:

Para onde vai o óleo lubrificante do motor após o uso?

Como evitar falhas prematuras no motor?

  • Siga as recomendações do manual do proprietário para troca de óleo, filtro de óleo, filtro de ar e outros componentes.
  • Utilize lubrificante e aditivo de arrefecimento de boa qualidade e adequados para o veículo.
  • Mantenha o sistema de arrefecimento em boas condições, verificando sempre o nível do líquido de arrefecimento regularmente e fazendo a troca conforme o recomendado pelo fabricante.
  • Abasteça sempre o veículo em postos confiáveis e com combustível de boa qualidade.
  • Faça as revisões preventivas periodicamente em uma oficina de confiança.
  • Fique atento aos sinais do veículo, como ruídos estranhos, perda de potência, aumento do consumo de combustível, vazamento de óleo e luzes do painel acesas.
Escrito por

Robson Quirino

Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.

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