Conheça a trajetória da BMW R 32, a moto que marca o início de uma era

A BMW R 32 foi o primeiro veículo completo produzida pela marca. Além disso, foi considerada uma motocicleta à frente de sua época, veja!

No Salão do Automóvel de Berlim, no outono de 1923, a BMW Motorrad apresentava ao mundo uma história de sucesso ao expor sua primeira motocicleta. Era nada menis do que a inesquecível BMW R 32. A moto, por exemplo, serviu de inspiração para o desenvolvimento de uma nova trajetória da marca no segmento de duas e até quatro rodas. Conheça esta história!

BMW R 32 (Foto: BMW Motorrad)

A BMW R32

A BMW R 32 foi o primeiro veículo completo produzido pelo BMW Group. Até então, a empresa fornecia apenas motores. O primeiro carro BMW só seria lançado em 1928.

A qualidade excepcional da máquina foi um fator importante para o sucesso entre o público. Assim, garantindo o prazer de pilotar a cada passeio. Mesmo estreando no universo das motocicletas, a BMW R 32 era equipada com recursos de ponta.

Design diferenciado

O modelo inovador ao seu tempo introduziu vários conceitos usados até hoje pela BMW Motorrad. Além disso, considerada um marco na história das motocicletas, a motocicleta BMW R 32 foi projetada pelo designer-chefe Max Friz. E, na ocasião, já apresentava soluções detalhadas e incomuns, fundidas em uma unidade perfeita.

Seu corpo, por exemplo, pode ser comparado a uma naked atual. Sofisticada e discreta, a BMW R 32 possuía corpo preto com faixas brancas em sua lateral. Bem como o logo da BMW. Seu único “painel de controle” era composto por um simples marcador de velocidade analógico.

BMW R 32 (Foto: BMW Motorrad)

Motorização

Ela era equipada com um motor boxer de dois cilindros posicionados transversalmente em relação ao chassi. Somado a isso, a moto clássica usava eixo cardã para transmitir a força para a roda traseira. No caso, uma tecnologia eficiente usada até hoje nos modelos da BMW Motorrad.

A disposição boxer significa que um cilindro é contraposto ao outro, um movimento que lembra os golpes de um boxeador. Como os cilindros eram refrigerados a ar, então, o posicionamento voltado para as laterais permitia melhor refrigeração deles. Algo que era problemático nas concorrentes e seus motores convencionais.

A moto ganhou, assim, a admiração dos entusiastas devido à sua qualidade e o foco no cliente. A manutenção da transmissão era bem mais fácil do que a exigida pelas correntes ou correias usadas em outras motos. Além disso, a mecânica trazia outros avanços, entre eles, por exemplo, o motor e o câmbio abrigados na mesma unidade.

BMW R 32 (Foto: BMW Motorrad)

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Além disso, outra característica marcante foi seu motor de 500 cm³ e 8,5 cv de potência. Neste caso, que prometia a confiabilidade que a BMW sempre garantiu aos seus clientes através dos motores.

O funcionamento também era mais suave, sem vibrações excessivas. O posicionamento mais baixo dos cilindros permitia ainda baixar o centro de gravidade. Até mesmo a manutenção foi facilitada, uma vez que o acesso aos componentes era muito mais fácil. É outra solução inteligente que acompanha a marca até os dias de hoje.

Pesando apenas 122 kg, o conjunto com quadro tubular duplo e braço oscilante dianteiro foi capaz de lidar com a então elevada velocidade máxima teórica de 95 km/h. Muito mais à frente que as próprias estradas daquela época.

Fim da produção

Por fim. lançada em 1923, a primeira motocicleta teve uma vida curta. Apesar de seu sucesso, o modelo saiu de linha em 1926.

BMW R 32 (Foto: BMW Motorrad)

Escrito por

Nicole Santana

Jornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe. Atualmente dedica-se à redação do portal Garagem 360, produzindo notícias, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.

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