Conheça a regra que você só vê nas ruas de São Paulo, mas no resto do país é um absurdo

Vai para São Paulo de carro? Conheça a regra que você só vê nas ruas de São Paulo mas no resto do país é um absurdo e não leve multa.

São Paulo, a maior cidade da América Latina, possui um trânsito intenso, o que exige algumas regras peculiares que visam organizar o fluxo e garantir a segurança de todos os usuários da via. 

Algumas dessas regulamentações podem gerar dúvidas para quem não está acostumado a dirigir na capital paulista. 

Rodízio é a regra que você só vê nas ruas de São Paulo

Uma das mais conhecidas e temidas restrições de trânsito em São Paulo é o rodízio veicular, também conhecido como Operação Horário de Pico

A medida, que limita a circulação de veículos de acordo com a placa, tem o objetivo de reduzir o congestionamento e a poluição nas principais vias da cidade. 

Rodízio é a regra que você só vê nas ruas de São Paulo – Foto: ARTESP

Como funciona o rodízio de veículos em São Paulo?

O rodízio funciona de segunda a sexta-feira, exceto feriados, das 7h às 10 h e das 17 às 20h para os seguintes finais de placa:

  • Segunda-feira: placas finais 1 e 2

  • Terça-feira: placas finais 3 e 4

  • Quarta-feira: placas finais 5 e 6

  • Quinta-feira: placas finais 7 e 8

  • Sexta-feira: placas finais 9 e 0

Veja as vias onde há restrição do rodízio:

  • Marginal do Rio Tietê: na extensão entre Avenida Salim Farah Maluf e Marginal do Rio Pinheiros.

  • Marginal do Rio Pinheiros: da Marginal do Rio Tietê até a Avenida dos Bandeirantes.

  • Avenida Professor Luís Ignácio de Anhaia Melo: no percurso entre Viaduto Grande São Paulo e Avenida Salim Farah Maluf.

  • Avenida dos Bandeirantes.

  • Avenida Afonso D’Escragnolle Taunay.

  • Complexo Viário Maria Maluf.

  • Avenida Presidente Tancredo Neves.

  • Avenida das Juntas Provisórias.

  • Viaduto Grande São Paulo.

Os proprietários que descumprirem o rodízio estão sujeitos a multa no valor de R$ 130,16 e 4 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Além do rodízio, algumas regras e ações são comuns em São Paulo, mas pode não parecer comum no restante do país:

Faixas exclusivas para ônibus e táxis 

São Paulo conta com uma extensa rede de faixas exclusivas para ônibus e táxis para agilizar o transporte público e reduzir o tempo de deslocamento. 

Faixas exclusivas para ônibus nas ruas de São Paulo – Foto: Reprodução

Operação integrada de Segurança (OISP)

A OISP é uma operação conjunta entre as polícias Civil e Militar, Guarda Civil, Detran, entre outros órgãos de segurança pública para combater a criminalidade. Durante as operações são realizadas blitzes e fiscalização mais rigorosas. 

Restrição para Veículos de Carga

A circulação de veículos de carga é restrita em alguns pontos de São Paulo. Essas restrições ocorrem em dias e horários pré-definidos ou permanentes. 

Zonas de Estacionamento Regulamentado (ZSRs)

As ZSRs são áreas em que o estacionamento é controlado e cobrado. Para estacionar nessas áreas, o condutor deve, por meio de aplicativo ou parquímetro, adquirir seu CAD. 

Segundo a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) o tempo de validade CAD pode ser de 30 minutos, 1 hora, 2 horas ou 3 horas, de acordo com a sinalização. 

Ultrapassar esse período gera multa de R$ 195,23 e 5 pontos na CNH, assim como guinchamento. 

E na sua cidade? O que tem no trânsito daí que é único e nem toda cidade tem? Responda nos comentários.

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Ana Hickman ensina jeito de fugir do rodízio de veículos em São Paulo

 

 

Escrito por

Robson Quirino

Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.

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