Conheça a projeção para o Novo Nissan Kicks feita por estudante brasileiro

O estudante de Design Ricardo Munhoz Santiago Júnior venceu o Concurso Acadêmico de Design Gráfico Novo Nissan Kicks.

Aluno do segundo ano do curso de Design do Instituto Mauá de Tecnologia (IMT), Ricardo Munhoz Santiago Júnior conquistou a primeira colocação no Concurso Acadêmico de Design Gráfico Novo Nissan Kicks, realizado pela Nissan do Brasil. 

O projeto chamou a atenção da comissão julgadora do concurso, formada por profissionais das áreas de design, marketing e comunicação da Nissan, por trazer integradas a deusa do Sol na mitologia japonesa, Amaterasu; a obra “A grande onda de Kanagawa”,do artista Katsushika Hokusai; e a árvore-símbolo do Japão, a cerejeira.

O Concurso Acadêmico de Design Gráfico Novo Nissan Kicks

Nissan Kicks passa por alterações para se adequar ao Proconve L7: fica mais econômico, porém, menos potente

O Novo Nissan Kicks  (Foto: Divulgação)

O objetivo do concurso foi encontrar a pintura para o crossover da marca que melhor representasse a cultura japonesa. 

Santiago Júnior conta que, desde que soube do concurso, começou a fazer ‘sketches’ e a pensar no conceito que gostaria de apresentar – até chegar à deusa do Sol,  Amaterasu, representada pelo Sol na lateral do carro. 

“Já as ondas vêm de uma obra famosa de Hokusai, ‘A grande onda de Kanagawa’, e a cerejeira, por ser uma árvore característica do Japão”, explica. “Sempre gostei da cultura japonesa e tive muito interesse nela; então, a minha primeira ideia foi retratar a tradição e a religião do Japão”, afirma o estudante.

O projeto será adesivado num modelo Nissan Kicks e apresentado no estande da Nissan no Festival do Japão, que será realizado entre 15 e 17 de julho, na cidade de São Paulo.

Saiba mais sobre o Kicks

O SUV Nissan Kicks foi um dos primeiro modelos da montadora japonesa a se adequar ao Proconve L7, a nova fase do programa de emissão de poluentes. Dessa forma, o modelo perdeu um pouco de potência, porém, ficou mais econômico.

Produzido no polo industrial da marca, em Resende, no Rio de Janeiro, o Kicks vem com um motor 1.6 flex que gera 110 cv de potência e 15,2 kgf,m de torque quando abastecido com gasolina – perda de 4 cv em relação à configuração anterior.

A a perda de potência foi recompensada com novos níveis de economia. Agora, o carro faz 7,84 km/l na cidade e 9,57 km/l na estrada no etanol e 11,4 km/l na cidade e 13,92 km/l em estrada com gasolina, nas versões com câmbio manual – um ganho de cerca de meio quilômetro por litro.

O veículo apresenta faróis em LED com luz de rodagem diurna (DLR), detalhes cromados, spoiler na traseira, e rack de teto decorativo. Na traseira, uma faixa em LED interliga as lanternas. Seu espaçoso porta-malas tem 432 litros de capacidade para as bagagens.

O maior diferencial do Kicks está no pacote de equipamentos de segurança, que inclui Alerta de Tráfego Cruzado Traseiro (RCTA), Monitoramento de Ponto Cego (BSW), Alerta Inteligente de Mudanças de Faixa (LDW) e Acendimento Inteligente dos faróis com ajuste de altura e intensidade (HBA).

Nissan Kicks passa por alterações para se adequar ao Proconve L7: fica mais econômico, porém, menos potente

Nissan Kicks passou por alterações para se adequar ao Proconve L7 (Foto: Divulgação/Nissan)

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Paulo Silveira Lima
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Paulo Silveira Lima

Jornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.

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