Conheça a nova picape que pode tirar a VW Saveiro de linha no Brasil
Volkswagen Udara pode vir aí. Conheça a nova picape que pode tirar a VW Saveiro de linha no Brasil e acabar com mais de 40 anos de tradição.
A VW Saveiro até tentou, mas ficou bem atrás da Strada nas vendas em 2024. Enquanto a picape da Fiat vendeu 144.684 unidades, a rival vendeu apenas 56.984, o que levou a Volkswagen a repensar seu posicionamento. A solução: uma nova picape que pode tirar a VW Saveiro de linha no Brasil.
Conheça a nova picape que pode tirar a VW Saveiro de linha no Brasil
O rumor de que a Saveiro será substituída ganhou mais força após a Volkswagen anunciar um aporte de R$ 3,3 bilhões destinados à produção da nova geração da Amarok na Argentina, trazendo a tona um futuro promissor para seu portfólio de picapes na América do Sul.
No entanto, em meio às boas notícias, a Saveiro pode estar com os dias contados com a chegada de uma picape inédita ainda sem nome.
Essa nova picape já tem palco para sua produção, a fábrica de Curitiba. Em entrevista a jornalistas durante o anúncio dos investimentos, o presidente da Volkswagen na América Latina, Alexander Seitz, foi enfático ao falar sobre as futuras apostas da marca no segmento.
Teremos também outra novidade já confirmada, a nossa picape que produziremos em Curitiba [na fábrica de São José dos Pinhais]”, declarou Seitz. “Vai ser um produto para uso corporativo e também pessoal. Utiliza a plataforma MQB e vai atender esses dois mercados com um posicionamento muito competitivo”, ressaltou.
A declaração de Seitz, ao não mencionar a Saveiro no futuro line-up de picapes da VW no Brasil, soou como um prenúncio do fim de uma era. Lançada em 1982, a Saveiro nasceu da mesma plataforma do Gol e construiu sua história de quase 45 anos no mercado nacional.
Projeto Udara
Os primeiros indícios de uma sucessora surgiram com o flagra de testes do chamado projeto Udara (VW274). Utilizando a carroceria do Tiguan como disfarce, o protótipo revela uma arquitetura com suspensão traseiro por eixo rígido e molas semi elípticas, uma solução similar encontrada pela Stellantis para a Fiat Strada.
A nova picape, ainda sem nome, deve focar em robustez e no transporte de cargas, assim como a Saveiro. Além disso, deve ser construída sobre a moderna plataforma modular MQB A0, a mesma utilizada em modelos como Polo, Virtus, Nivus, T-Cross e no SUV Tera, que deve chegar às concessionárias ainda este ano.
Em termos de dimensões, a Udara deve se posicionar no segmento de picapes compactas, visto o porte semelhante ao da Chevrolet Montana, mas ainda abaixo da Fiat Toro. As primeiras projeções indicam um comprimento de 4,75 metros e entre-eixos de 2,8 metros.
Quanto ao design, deve adotar a mesma identidade visual recente da marca, com elementos semelhantes aos do Nivus GTS, que chega no fim de abril.
O motor, além das opções atuais: 1.0 turbo e 1.4 turbo, deve trazer também motorização híbrida em um futuro próximo, junto com o motor 1.5 TSI Evo2.
O que achou da notícia? Acha que a Saveiro já não tem mais “lenha para queimar” e é hora de uma substituta? Responda nos comentários!
Aproveite e se inscreva no nosso canal do Whatsapp e fique bem informado sobre o universo automotivo. É só clicar aqui!
Leia também: Porque a Volkswagen Saveiro não vende tão bem como a Strada?
Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.