Conheça a moto indiana que quer acabar com a liderança da Honda CG 160
Conheça a moto indiana que tem tudo para ser um dos principais destaques da categoria
A Bajaj é a terceira maior fabricante de motos do mundo. Apesar da sua força em diversos mercados, no Brasil, ela ainda não está no ranking das mais vendidas. Porém, essa realidade pode mudar, uma vez que a Dominar 160 vem forte na briga contra as suas principais concorrentes: Yamaha Factor 150 e Honda CG 160.
Quais são os diferenciais da Dominar 160?
Freios
Para oferecer mais segurança aos pilotos, a moto indiana sai de fábrica com freio a disco com ABS nas duas rodas. De acordo com o manual do proprietário, os discos das rodas contêm as seguintes medidas:
-
Roda dianteira: disco de 300 mm;
-
Roda traseira: disco de 230 mm.
Leia também:
-
BMW lança acessório no Brasil capaz de REVOLUCIONAR o modo de pilotar motos
-
Moto ou carro: qual a opção mais econômica em tempos de alta dos combustíveis?
-
Precisa de CNH? É segura? TUDO o que você precisa saber antes de comprar uma moto elétrica
Painel
Neste quesito, a marca indiana não deixa a desejar, uma vez que ele dispõe dos seguintes itens:
-
Conta-giros analógico centralizado;
-
Luzes espia à esquerda;
-
Tela de LCD à direita com velocímetro, combustível, relógio e hodômetro;
-
Indicador de marchas, média de consumo e autonomia.
Autonomia
Se você gosta de pegar estrada aos finais de semana, a Dominar 160 é uma ótima opção para você.
Isso porque, ela contém um tanque de combustível com capacidade para 12 litros de gasolina.
Na prática, com o tanque cheio, o veículo é capaz de rodar até 480 km sem precisar abastecer. Isso permitiria, por exemplo, ir de São Paulo até Curitiba com tranquilidade, uma vez que a distância é de 402,4 km.
Essa média, é claro, leva em consideração um consumo médio de combustível de 40 km/l.
Além disso, é importante citar que a autonomia pode variar conforme a maneira como você conduz a moto, o peso do motociclista e de quem está na garupa do veículo.
Motor
A moto indiana foi fabricada com injeção eletrônica, que opera de forma simultânea com um câmbio de cinco marchas. Como resultado, você obtém engates precisos na pista.
Segundo a fabricante, o propulsor monocilíndrico tem um arrefecimento líquido de 160,3 cm³. Além disso, há um comando simples de válvulas no cabeçote (SOHC).
O modelo ainda tem quatro válvulas (duas de admissão e duas de escape) e duas velas.
Com essa estrutura, ele proporciona 17 cv de potência a 9.000 rpm e 1,48 kgfm de torque máximo a 7.250 rpm.
Quanto custa a Bajaj Dominar 160?
À vista, o preço público sugerido do modelo é de R$ 16.900. Atualmente, a marca tem em seu portfólio apenas uma versão do veículo. Porém, as cores são variadas, como: vermelha, preta, branca metálica e cinza.
Vale a pena comprar a Bajaj Dominar 160?
Sim. O modelo indiano oferece um ótimo custo-benefício. Porém, a decisão depende das necessidades de cada pessoa e da análise de diversos fatores.
Performance da moto
Se for comparar com a Honda CG 160 Titan, o modelo indiano supera o japonês neste quesito.
Com o seu motor refrigerado a ar de 162 cm³, o veículo da Honda proporciona potência de 14,9 cv a 8.000 rpm e torque de 1,4 kgfm a 7.000 rpm (com gasolina).
Preço do veículo
Em contrapartida, caso o preço for um fator relevante para você, talvez, o modelo indiano não seja a melhor opção. Ele custa R$ 16.900, enquanto a Honda CG 160, de 2020, está disponível por R$ 14.207, segundo a Tabela Fipe.
Além disso, a própria montadora japonesa contém em seu portfólio ótimos modelos 0km por menos de R$ 15 mil, como a CG 160 Start e a Biz 125.
Já a Yamaha Factor 150, em sua versão 0 km, pode ir para a sua casa por R$ 16.090.
O segredo é fazer as contas, comparar as opções e escolher aquele modelo que corresponda às suas necessidades.
O Garagem360 continua acompanhando as últimas notícias automotivas sobre motos. Por isso, continue conosco para não perder nenhum detalhe.
Leia também: Qual scooter da Yamaha comprar? Nós te ajudamos na escolha