Conheça a infração de trânsito que MAIS gera MULTAS no fim de ano

O período de fim de ano é quando muita gente decide viajar. Veja quais infrações de trânsito mais geram multas nessa época.

O período de fim de ano é quando muita gente decide pegar estrada e viajar com seus carros. Dessa forma, se tornam grandes as incidências de penalizações. Veja quais infrações de trânsito mais geram multas nessa época. 

 

Viagens de fim de ano podem sair mais caras com multas de trânsito (Foto: Freepik)

 

Principais infrações de trânsito no fim de ano

Se tem uma coisa que ninguém planeja para o fim de ano são as infrações de trânsito em viagens de carro. 

No entanto, mesmo que imprevistas e indesejadas, as multas nessa época são bastante comuns. 

Dentre as infrações mais cometidas pelos motoristas no fim de ano, estão aquelas relacionadas à pressa, ou seja, ultrapassagem do limite de velocidade permitido por lei. 

As informações são da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), que classifica a ação de transitar 20% acima do permitido como uma das principais fontes de transgressões de trânsito em dezembro. 

 

Viagens de fim de ano podem sair mais caras com multas de trânsito (Foto: Freepik)

 

O que diz a lei

Sair às pressas ou correr mais do que o permitido e recomendado pode se tornar um problemão para os motoristas viajantes no período de festas. 

Isso porque, a ação de transitar 20% acima da velocidade permitida é considerada infração média, com multa prevista de R$130,16, além da perda de 4 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Ultrapassagens e cinto de segurança 

Outra ressalva importante para quem se manda de carro no fim de ano são as ultrapassagens em rodovias. 

Esta manobra é proibida em vários trechos das principais vias do país e só deve ser realizada em caso de extrema convicção e segurança. 

Praticar a ultrapassagem sem os elementos necessários pode ser um risco fatal principalmente aos motoristas menos experientes. 

Por falar em segurança, não há dúvidas de que o principal item de proteção dos ocupantes de um veículo é o cinto. 

Dessa forma, o motorista precisa garantir que todos os passageiros estejam protegidos com o equipamento para evitar danos severos em caso de acidente. 

Planejamento

Uma das principais dicas para quem quer viajar de carro no fim de ano e não passar por problemas como multa de velocidade é se planejar com antecedência. 

Dentre as programações que podem (e devem) ser realizadas, incluir uma estratégia para a rota é uma ótima forma de garantir uma viagem segura e sem imprevistos. 

Ao pesquisar previamente sobre as estradas utilizadas nas viagens, o motorista também se certifica da velocidade máxima que poderá adotar nos respectivos trechos.

Escrito por

Gervásio Henrique

Jornalista com maior experiência profissional no setor automotivo. Atualmente redator do Grupo Gridmidia com foco no portal Garagem360. Temas como: mobilidade, serviços e setor de caminhões estão entre as preferências.

wpDiscuz
Sair da versão mobile