Conheça a história do pior GPS do mundo

Conheça os riscos do uso de um aparelho chinês intitulado de pior GPS do mundo, que pode ameaçar a segurança dos usuários.

Imagine comprar um GPS para te auxiliar nos trajetos e o dispositivo ter falhas de segurança tão graves que são capaz de expor o veículo ao radar de criminosos que podem alterar rotas, roubar dados e inclusive, cortar o combustível do carro em movimento. Entenda os riscos do uso do MiCODUS MV720, o pior GPS do mundo.

Conheça os riscos do uso de um aparelho chinês intitulado de pior GPS do mundo, que pode ameaçar a segurança dos usuários (Foto: Pixabay)

Aparelho chinês pode ser considerado o pior GPS do mundo

É cada vez mais comum o uso de sistemas de navegação por GPS. Disponível em smartphones e multimídias dos veículos o componente é responsável por auxiliar o condutor na busca pela melhor rota, pontos de radar, e outras informações.

Tanto que é muito comum encontrar pessoas que mesmo conhecendo o trajeto preferem deixar o sistema ativo, para aviso de acidentes no trecho, de autoridades de trânsito na via e quaisquer dados que são importantes para a condução.

No entanto, um aparelho chinês chamado de MiCODUS MV70 tem causado uma série de discussões, uma vez que foram encontradas falhas de segurança no dispositivo. As informações são do portal Gizmodo.

De acordo com a empresa de segurança digital BitSight e que atuou em parceria com a agência CISA, a Cybersecurity and Insfrastructure Security Agency, o aparelho possui um total de seis vulnerabilidades de software. As falhas podem colocar o motorista bem como todos os passageiros em risco.

As empresas afirmam que todos os MiCODUS usam a mesma senha geral que pode ser quebrada e alterada facilmente, o que permite que um hacker faça login no servidor remoto da empresa e roube dados de condução, envie novos comandos ao GPS, desative o alarme do carro e inclusive corte o combustível do veículo com ele em movimento.

Conforme o relatório da BitSight, os criminosos podem por exemplo, cortar o combustível de uma frota comercial inteira e conduzir o condutor para locais perigosos.

Aparelho pode ser comprado de forma online (Foto: Pixabay)

O aparelho é vendido no mercado nacional e pode ser encontrado facilmente na internet com preços que variam em uma média de R$ 150 e R$ 200 em plataformas de compra e venda online. Porém, é possível achar unidades sendo vendidas por preços bem mais acessíveis em sites estrangeiros, como o AliExpress, por exemplo.

Ainda de acordo com a reportagem do Gizmodo, a empresa responsável pela fabricação do aparelho ainda não desenvolveu uma atualização de segurança para o aparelho.

GPS já tem mais de 1,5 milhão de programas instalados

A empresa que realizou a análise do aparelho informa que a base de programas instalados é de 1,5 milhão, enquanto o número de consumidores é de em média 420 mil. Além disso, também foi constatado que os países que mais utilizam o aparelho são o México, Costa Rica e El Salvador.

São mais de 420 mil usuários (Foto: Pixabay)

Escrito por

Nicole Santana

Jornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe. Atualmente dedica-se à redação do portal Garagem 360, produzindo notícias, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.

wpDiscuz
Sair da versão mobile