Conheça a fábrica que produz carros a hidrogênio, a combustão e elétricos

A fábrica da Stellantis situada na França produzirá, a partir de 2023, carros a hidrogênio junto com os veículos elétricos e a combustão.

A fábrica da Sttelantis, na França, produzirá, a partir de 2023, carros a hidrogênio, motor elétrico e a combustão. O foco será na produção de veículos comerciais, como o Peugeot Expert, Citroën Jumpy e Opel Vivaro; veja os detalhes.

A fábrica da Stellantis situada na França produzirá, a partir de 2023, carros a hidrogênio junto com os veículos elétricos e a combustão (Foto: Divulgação)

Stellantis produzirá carros comerciais a hidrogênio a partir de 2023

Durante sua visita às instalações de Hordain, na França, o CEO da Stellantis, Carlos Tavares, anunciou a produção em massa a partir de 2023 de veículos comerciais leves Peugeot, Citroën e Opel em versão com propulsão a célula de combustível a hidrogênio.

“Estou muito orgulhoso do trabalho realizado pela gerência e funcionários da Hordain, que tornaram esta planta a primeira no mundo a combinar três tipos de energia, o que foi possibilitado pela flexibilidade do nosso sistema de fabricação”, afirmou Tavares.

Como parte de seu plano estratégico Dare Forward 2030, o Grupo revelou sua ambição de vender 5 mil vans de médio porte movidas a hidrogênio por ano até 2024, por meio de um marco de 1 mil veículos por ano a partir do próximo ano.

Esses veículos movidos a hidrogênio serão montados na linha multienergia da planta, que já produz diariamente as versões com motor elétrico e a combustão do “K-Zero”.

Carros compartilharão a linha de montagem com os demais veículos elétricos e a combustão

Utilizando uma plataforma reforçada a partir de uma carroceria avançada, os modelos movidos a hidrogênio seguirão as etapas usuais de pintura e montagem, na mesma linha de produção dos motores a combustão e dos veículos elétricos, antes de entrarem nas novas instalações de 8 mil metros quadrados, onde serão realizados os ajustes finais do veículo.

Linha de montagem será compartilhada entre veículos de propulsão diferentes (Foto: Divulgação)

Cerca de 50 funcionários instalarão o tanque, baterias adicionais e a célula de combustível em uma linha de produção na fábrica de Hordain que reduz pela metade o tempo de ajuste em comparação com o processo anterior de pequena escala, em que a célula de combustível foi montada em uma oficina piloto em Rüsselsheim.

Esta industrialização de veículos comerciais leves movidos a hidrogênio – acompanhada de 10 milhões de euros em investimentos com apoio financeiro do governo francês – é um novo passo para a planta de Hordain, onde 43% dos modelos para as marcas Peugeot, Citroën, Opel, Vauxhall, Fiat e Toyota já estão disponíveis em uma versão elétrica de emissão zero.

Alcance de mais de 400 km é almejado

Os veículos “K-zero” com célula de combustível destinam-se a profissionais de transporte de longa distância que necessitam de um maior alcance (400 km), de tempo de abastecimento mais curto possível (3 minutos) e sem comprometer a capacidade de carga (uma tonelada de carga útil).

A Stellantis é o primeiro fabricante do mundo a comercializar este tipo de veículo, desde 2021.

Inaugurada em 1994, a planta de Hordain está no centro da estratégia industrial da divisão de veículos comerciais Stellantis.

Modelos terão autonomia de até 400 km (Foto: Divulgação)

Escrito por

Nicole Santana

Jornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe. Atualmente dedica-se à redação do portal Garagem 360, produzindo notícias, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.

wpDiscuz
Sair da versão mobile