Conflito entre Rússia e Ucrânia afetar preços dos combustíveis no Brasil? Fomos apurar

Com o entre Rússia e Ucrânia os preços dos combustíveis no Brasil podem subir? Fomos apurar, veja aqui o que especialistas falam

Com o atual conflito entre Rússia e Ucrânia, uma dúvida, entre muitas, paira entre os brasileiros: a situação no Leste Europeu pode afetar os preços dos combustíveis no Brasil? O Garagem360 consultou fontes e traz alguns cenários.

o conflito entre a Rússia e a Ucrânia afetar preços dos combustíveis no Brasil

Ilustrativa  (Foto: Roque de Sá / Agência Senado)

A guerra Rússia x Ucrânia pode afetar o preço dos combustíveis no Brasil? Saiba aqui

De acordo com informações do New York Times,  o preço do barril de petróleo chegou a US$ 103.78, já na última quinta-feira (24/02). O jornal considera que essa é a primeira vez em 8 anos que o preço passa dos US$ 100, ou seja, desde o ano de 2014.

Consultamos informações da Petrobrás e de acordo, por exemplo, com o diretor executivo de Comercialização e Logística da Petrobrás, com a alta e disparada do petróleo, existe uma preocupação no Brasil, tanto com os pelos quando com a disponibilidade dele – o que pode resultar na falta.

De acordo com Mastella, a Petrobrás já está intensivamente monitorando o conflito entre Rússia e a Ucrânia sob este aspecto. Até o momento, de acordo com o diretor executivo não há, ainda, impactos na segurança de atendimento aos clientes no Brasil – que são abastecidos por refinarias nacionais e com a exportação de outras regiões do mundo também e não apenas de onde o conflito está ocorrendo.

Petrobras anuncia aumento para os combustíveis

(Foto: Divulgação) Petrobras e agência Brasil 61

A questão dos preços no Brasil: professor analisa

Já quanto aos preços, Mastella diz em notas oficiais que pode haver impactos, sim, nos preços dos combustíveis no Brasil e no mercado mundial.

Enquanto isso, para em entrevista publicada pelos colegas do Brasil 61, o  professor de Relações Internacionais da Universidade de Brasília, Antônio Jorge Ramalho, analisa que o confronto Rússia X Ucrânia podem acabar por pressionar uma onda inflacionária no Brasil, além de outros países.

“O petróleo já disparou. Não há dúvida de que haverá uma elevação nos preços dos alimentos e dos combustíveis. O preço dos alimentos, o preço da proteína vegetal, da proteína animal – que depende fortemente das rações preparadas -, tudo isso vai impactar na nossa economia, vai criar uma pressão inflacionária, vai provavelmente obrigar os bancos centrais a elevarem ainda mais rapidamente suas taxas de juros”, explicou Ramalho

Afinal, o conflito entre a Rússia e a Ucrânia afetar preços dos combustíveis no Brasil

(Foto: Erik Mclean/Unsplash.com)

“E aquela inflação, que vinha resiliente, ainda muito influenciada pelos gargalos criados pela retomadas das economias no pós-covid, agora sofre um outro choque externo bastante importante.”, completou o professor para o Brasil 61.

 

Afinal, o conflito entre a Rússia e a Ucrânia afetar preços dos combustíveis no Brasil

Refinaria (Foto: Petrobras)

Com informações do New York Times, Petrobrás e Brasil 61  

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Erica Franco
Escrito por

Erica Franco

Jornalista por formação com mais de 15 anos de experiência em redação geral e automobilística. Passagens pelo caderno "Máquina e Moto" do Jornal Agora São Paulo, Folha online, Jovem Pan, Uol, Mil Milhas, Revista Consumidor Moderno, Portal No Varejo, entre outros. Atualmente dedica-se a função de editora do portal Garagem360, apurando notícias do universo automotivo e garantindo o padrão de qualidade dos conteúdos veiculados.

ASSISTA AGORA