Conflito de gerações: veja como cada uma delas pensa sobre os automóveis

A pesquisa Data OLX Autos revela como diferentes gerações enxergam o universo automotivo, destacando hábitos de compra e preferências por veículos.

Pesquisa detalha uso de veículos por gerações diferentes

Uma pesquisa recente do Data OLX Autos, plataforma de inteligência automotiva do Grupo OLX, revelou que cerca de 40% da Geração Z (18 a 28 anos) que acessou o segmento automotivo da OLX em julho já possui um veículo. Entre eles, 70% possuem um carro, e 35% têm uma motocicleta.

No caso da Geração Y (29 a 40 anos), aproximadamente 75% dos entrevistados possuem um veículo, percentual que aumenta para 85% entre a Geração X (41 a 60 anos) e chega a 88% entre os Baby Boomers (61 anos ou mais).

“Se para as gerações Z e Y os carros e as motos, respectivamente, são os meios mais utilizados, para os mais velhos, além dos automóveis, as caminhonetes também são populares, sendo o segundo veículo mais comum (23%) entre os usuários acima de 61 anos.

É importante para nós, enquanto maior classificado de autos do país, acompanhar os hábitos de consumo e entender as tendências para garantir serviços e produtos ainda mais personalizados e assertivos”, comenta Flávio Passos, VP de Autos e Bens de Consumo do Grupo OLX.

O veículo atual

Outro ponto que diferencia as gerações é a contratação de seguros: 70% da Geração Z não têm seguro para o carro, mas esse número aumenta conforme a idade. Na Geração Y, 45% têm seguro; na Geração X, 54%; e entre os Baby Boomers, 62%.

Um aspecto comum entre todas as gerações é a preferência por veículos hatch (Foto: Peugeot 208 GT 2025/Divulgação)

 

Quando analisada a idade dos automóveis, os dados mostram que veículos com nove anos ou mais são predominantes entre as gerações Z (70%) e Y (60%).

Já na Geração X, 83% possuem veículos com mais de quatro anos, enquanto 54% dos Baby Boomers têm carros com menos de oito anos.

Ao perguntar sobre quem influencia a decisão de compra do veículo, 82% dos entrevistados de todas as gerações afirmaram que são eles próprios os responsáveis pela escolha. Outros fatores citados foram o cônjuge (27%), os filhos (5%) e os pais (2%).

Preferências de cada geração

  • Geração Z

Seis em cada dez pretendem comprar um carro usado nos próximos 12 meses, e 45% deles desejam um veículo com até oito anos de fabricação.

Cerca de 25% consideram adquirir modelos híbridos ou elétricos. As cores preferidas são prata (71%), branco (61%), preto (55%) e vermelho (40%).

Além disso, 85% dos entrevistados desejam pagar até R$ 69.999, com 67% optando pelo financiamento como forma de pagamento.

  • Geração Y

Oito em cada dez têm intenção de comprar um veículo, sendo que 54% buscam carros usados e 59% querem um automóvel com até oito anos de utilização.

As cores mais desejadas são prata (65%), branco (59%), preto (56%) e vermelho (32%). Nesta geração, 80% planejam gastar até R$ 69.999, e 61% preferem financiar a compra.

  • Geração X

Cerca de 75% dessa geração deseja comprar um veículo, com 59% planejando fazê-lo em até seis meses.

A preferência é por carros usados (50%) e seminovos (26%). Além disso, 30% consideram modelos híbridos ou elétricos.

As cores mais procuradas são prata (59%), branco (49%), preto (38%), vermelho (20%) e azul (18%). Para esta geração, 69% pretendem pagar até R$ 69.999, e 40% preferem pagamento à vista.

O financiamento, seja ele com entrada, parcial ou total corresponde a 48% das indicações do público.

  • Baby Boomers

Dentre os entrevistados, 61% planejam comprar um carro nos próximos seis meses.

Cerca de 41% procuram veículos usados, 32% buscam seminovos, e outros 32% consideram híbridos ou elétricos. A maioria (74%) quer um automóvel com até oito anos de uso.

As cores preferidas são prata (60%), branco (42%), preto (31%) e vermelho (17%).

Cerca de 46% pretendem pagar à vista, enquanto 39% consideram o financiamento. Considerando o automóvel que estão buscando, 59% desejam pagar até R$ 69.999.

Como forma de pagamento, quase metade (46%) dos entrevistados desta geração pretende fazer o pagamento 100% à vista. Em se tratando de financiamento, 39% indicam o formato, seja ele parcial ou total.

Alisson WiederRedator da Agência Grid Mídia - Garagem360 desde 2022. Experiência na área de Assessoria de Imprensa e sites esportivos.
Fechar
Sair da versão mobile