Conflito de gerações: veja como cada uma delas pensa sobre os automóveis

A pesquisa Data OLX Autos revela como diferentes gerações enxergam o universo automotivo, destacando hábitos de compra e preferências por veículos.

A pesquisa Data OLX Autos revela como diferentes gerações enxergam o universo automotivo, destacando hábitos de compra e preferências por veículos.

Pesquisa detalha uso de veículos por gerações diferentes

Uma pesquisa recente do Data OLX Autos, plataforma de inteligência automotiva do Grupo OLX, revelou que cerca de 40% da Geração Z (18 a 28 anos) que acessou o segmento automotivo da OLX em julho já possui um veículo. Entre eles, 70% possuem um carro, e 35% têm uma motocicleta.

No caso da Geração Y (29 a 40 anos), aproximadamente 75% dos entrevistados possuem um veículo, percentual que aumenta para 85% entre a Geração X (41 a 60 anos) e chega a 88% entre os Baby Boomers (61 anos ou mais).

“Se para as gerações Z e Y os carros e as motos, respectivamente, são os meios mais utilizados, para os mais velhos, além dos automóveis, as caminhonetes também são populares, sendo o segundo veículo mais comum (23%) entre os usuários acima de 61 anos.

É importante para nós, enquanto maior classificado de autos do país, acompanhar os hábitos de consumo e entender as tendências para garantir serviços e produtos ainda mais personalizados e assertivos”, comenta Flávio Passos, VP de Autos e Bens de Consumo do Grupo OLX.

O veículo atual

Outro ponto que diferencia as gerações é a contratação de seguros: 70% da Geração Z não têm seguro para o carro, mas esse número aumenta conforme a idade. Na Geração Y, 45% têm seguro; na Geração X, 54%; e entre os Baby Boomers, 62%.

Um aspecto comum entre todas as gerações é a preferência por veículos hatch (Foto: Peugeot 208 GT 2025/Divulgação)

 

Quando analisada a idade dos automóveis, os dados mostram que veículos com nove anos ou mais são predominantes entre as gerações Z (70%) e Y (60%).

Já na Geração X, 83% possuem veículos com mais de quatro anos, enquanto 54% dos Baby Boomers têm carros com menos de oito anos.

Ao perguntar sobre quem influencia a decisão de compra do veículo, 82% dos entrevistados de todas as gerações afirmaram que são eles próprios os responsáveis pela escolha. Outros fatores citados foram o cônjuge (27%), os filhos (5%) e os pais (2%).

Preferências de cada geração

  • Geração Z

Seis em cada dez pretendem comprar um carro usado nos próximos 12 meses, e 45% deles desejam um veículo com até oito anos de fabricação.

Cerca de 25% consideram adquirir modelos híbridos ou elétricos. As cores preferidas são prata (71%), branco (61%), preto (55%) e vermelho (40%).

Além disso, 85% dos entrevistados desejam pagar até R$ 69.999, com 67% optando pelo financiamento como forma de pagamento.

  • Geração Y

Oito em cada dez têm intenção de comprar um veículo, sendo que 54% buscam carros usados e 59% querem um automóvel com até oito anos de utilização.

As cores mais desejadas são prata (65%), branco (59%), preto (56%) e vermelho (32%). Nesta geração, 80% planejam gastar até R$ 69.999, e 61% preferem financiar a compra.

  • Geração X

Cerca de 75% dessa geração deseja comprar um veículo, com 59% planejando fazê-lo em até seis meses.

A preferência é por carros usados (50%) e seminovos (26%). Além disso, 30% consideram modelos híbridos ou elétricos.

As cores mais procuradas são prata (59%), branco (49%), preto (38%), vermelho (20%) e azul (18%). Para esta geração, 69% pretendem pagar até R$ 69.999, e 40% preferem pagamento à vista.

O financiamento, seja ele com entrada, parcial ou total corresponde a 48% das indicações do público.

  • Baby Boomers

Dentre os entrevistados, 61% planejam comprar um carro nos próximos seis meses.

Cerca de 41% procuram veículos usados, 32% buscam seminovos, e outros 32% consideram híbridos ou elétricos. A maioria (74%) quer um automóvel com até oito anos de uso.

As cores preferidas são prata (60%), branco (42%), preto (31%) e vermelho (17%).

Cerca de 46% pretendem pagar à vista, enquanto 39% consideram o financiamento. Considerando o automóvel que estão buscando, 59% desejam pagar até R$ 69.999.

Como forma de pagamento, quase metade (46%) dos entrevistados desta geração pretende fazer o pagamento 100% à vista. Em se tratando de financiamento, 39% indicam o formato, seja ele parcial ou total.

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Entrar no canal do Whatsapp Entrar no canal do Whatsapp
Alisson Wieder
Escrito por

Alisson Wieder

Redator da Agência Grid Mídia - Garagem360 desde 2022. Experiência na área de Assessoria de Imprensa e sites esportivos.

ASSISTA AGORA