Conflito: carros russos perdem atributos e padrões devido sanções

Com a saída de muitas marcas estrangeiras do solo russo, o mercado automotivo local teve que se reajustar. No entanto, tais mudanças fizeram como que os modelos perdessem atributos. Entenda como estão os carros russos.

Entenda como a guerra entre Rússia e Ucrânia modificou os carros russos, que perderam importantes itens de série
Entenda como a guerra entre Rússia e Ucrânia modificou os carros russos, que perderam importantes itens de série (Foto: Divulgação)

Guerra entre Rússia e Ucrânia: entenda como o conflito modificou os carros russos

A montadora russa Lada voltou a produzir carros no país. A marca, assim como diversas outras, teve a produção paralisada desde o início de março como consequência da guerra entre Rússia e Ucrânia.

Porém, com a volta das atividades fabris, muita coisa mudou. Nesse sentido, a montadora russa foi vendida pela Renault para o Governo Russo, uma vez que o grupo francês detinha quase 70% da AvtoVAZ que produzia os modelos da Lada.

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Dessa forma, a marca agora 100% russa, voltou a produzir modelos com configurações comercializadas em 2011, como o sedã Granta Classic. O veículo em questão, mantém um sistema motriz ainda mais antigo, da década de 90, além dos itens de segurança também ultrapassados.

Com isso, o modelo perdeu importantes itens de segurança, como airbags frontais, que por aqui é um item de série em todos os veículos há oito anos, bem como sistema de controle de tração e estabilidade, freios ABS e até mesmo pré-tensionadores de cinto de segurança.

A ausência dos equipamentos se dá pelo fato da falta de componentes automotivos e a falta de peças de reposição no país. O quesito conectividade também foi prejudicado. A central multimídia também estão de fora dos itens disponíveis.

Demais equipamentos que também não fazem mais parte da lista de componentes de série são as rodas de liga leve e os sensores traseiro. Já o ar-condicionado agora faz parte da lista de opcionais.

Entenda como a guerra entre Rússia e Ucrânia modificou os carros russos, que perderam importantes itens de série
Modelos perderam itens de segurança e tecnologia (Foto: Divulgação)

O que permanece disponível no veículo da Lada?

O sedã ainda permanece com botão de emergência, responsável por fazer contato entre o motorista e passageiros com o serviço de emergência local. Nos itens de segurança, estão disponíveis o ISOFIX, para fixação de cadeirinha infantil e vidros elétricos dianteiros.

Motor que equipa o carro é dos anos 90

O mais preocupante é a adoção do motor que era usado na década de 90, mais precisamente em 1996, quando ele foi desenvolvido para atender as normas de poluentes Euro 2. Para método de comparação, a atual normal em atividade no continente é a Euto 6.

O motor é o 1.6 litros de 8 válvulas, aspirado, que gera 90 cv de potência, que atua em conjunto com a transmissão manual de cinco marchas. O conjunto motriz tem um dado de consumo de 15,3 km/l.

Sobre os preços, o veículo que perdeu importantes itens de série, agora é vendido por cerca de 678,3 mil rublos, a moeda russa, que em conversão direta, vale em média R$ 60 mil.

Entenda como a guerra entre Rússia e Ucrânia modificou os carros russos, que perderam importantes itens de série
Nicole Santana
Nicole SantanaJornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe. Atualmente dedica-se à redação do portal Garagem 360, produzindo notícias, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.
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