Confirmado: VW Tera virá com motor 1.0 turbo do Polo
Confirmado: VW Tera virá com motor 1.0 turbo do Polo. Veja qual a configuração já confirmada dos motores do SUV lançamento.
O novo SUV compacto, o VW Tera, virá sim com o motor 1.0 turbo já conhecido dos modelos Polo e Virtus. A confirmação veio com o Perfil @placaverde no Instagram, que flagrou um modelo na configuração Comfortline em testes.
O Tera deve trazer duas versões de motorização em seu lançamento e outras com híbridas no futuro.
VW Tera virá com motor 1.0 turbo
A versão de entrada é equipada com motor 1.0 MPI de 3 cilindros que equipa o Polo Track, MPI e Robust. Esse motor entrega 84 cv com etanol e 77 cv com gasolina e vai tomar a venda justamente dos hatches que entregam essa média de potência e os SUVs com motor 1.0 e 1.3 aspirado – Citroën Basalt e Fiat Pulse.
Já o motor 1.0 Turbo, o 170 TSI, que entrega 116 cv com etanol e 109 cv com gasolina, tanto no Virtus quanto no Polo.
Essa decisão estratégica de manter um motor mais forte que o MPI, porém mais fraca que a 200 TSI visa posicionar o Tera abaixo dos SUVs da marca T-Cross e Nivus, equipados com o motor 200 TSI nas versões de entrada e intermediária e 250 TSI nas topo de linha.
Isso também deve influenciar no preço do lançamento. As primeiras previsões da imprensa especializada apostam em valores entre R$ 95 mil e 110 mil nas configurações de entrada e intermediárias para não competir com os próprios produtos.
Nessa faixa de preço, tem plenas condições de ganhar mercado dos demais B-SUVs disponíveis: Fiat Pulse, Renault Kardian e até disputar com o futuro Toyota Yaris Cross, cuja previsão de lançamento é o segundo semestre de 2025.
Assim como o preço, pouco sabemos do VW Tera. O design segue a mesma identidade visual global da Volkswagen, com linhas modernas e robustas. A dianteira apresenta uma grade ampla e faróis de LED integrados, enquanto a traseira se destaca pelas lanternas horizontais e pelo para-choque pronunciado.
Produção já começou
A Volkswagen iniciou a produção do Tera na fábrica de Taubaté, em São Paulo, como parte de um investimento de R$ 16 bilhões no Brasil até 2028.
É dessa planta que já sai atualmente o Polo e a única do estado em estágio avançado para receber a plataforma MQB Hybrid, que como o nome sugere vai servir de base para os próximos modelos eletrificados da marca.
Além de abastecer o mercado nacional, o Tera será exportado para mais de 25 países, como Argentina, Colômbia, Chile, México, Uruguai, entre outros.
O que está esperando do VW Tera? Responda nos comentários!
Aproveite e se inscreva no nosso canal do Whatsapp e fique bem informado sobre o universo automotivo. É só clicar aqui!
Leia também:
Produção do VW Tera se inicia em SP
Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.