Confirmado: Chevrolet Spark EUV começa a ser fabricado no Ceará em dezembro
Chevrolet Spark EUV nacional começa dia 03/12 no Ceará! Produção inicial será de 400 carros/mês. Preço de R$ 159 mil deve ser mantido
A GM deu a cartada final para nacionalizar sua frota elétrica. O Spark EUV, atual porta de entrada da marca no mundo dos elétricos, começa a ser montado em solo brasileiro já na próxima semana, no Polo Automotivo do Ceará, prometendo agilizar as entregas. Acompanhe o Garagem360 e saiba mais!
Produção nacional do Spark EUV começa em dezembro
A estratégia da Chevrolet para enfrentar a invasão de elétricos chineses é a produção local. A partir do dia 03 de dezembro, a linha de montagem do Spark EUV entra em operação oficial no Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CE).
A operação não será feita sozinha pela GM, mas sim em parceria com a Comexport, gigante do comércio exterior. A fábrica do PACE (Polo Automotivo do Ceará) tem capacidade para até 80 mil veículos anuais e foi desenhada para ser multi-marcas, o que facilita a operação logística.
Chevrolet Spark EUV vai ficar mais barato?
Essa é a pergunta que todo consumidor faz. No entanto, a estratégia inicial foca em disponibilidade, não em preço. O valor de tabela de R$ 159.990 deve ser mantido neste primeiro momento. A grande vantagem da nacionalização agora é a oferta.
As vendas do Spark EUV estão em uma curva ascendente rápida. Veja só alguns números:
- Agosto: 254 unidades
- Setembro: 357 unidades
- Outubro: 415 unidades
Para suprir essa demanda crescente, a fábrica do Ceará terá uma projeção inicial de 400 unidades produzidas por mês, podendo ampliar conforme o mercado exija.
Veja na sequência Vai usar o 13º para comprar carro? Veja como economizar R$ 800 e fugir dos juros
Mais do que apenas “montar kits”
Diferente de outras fabricantes que apenas importam kits desmontados da China (regimes SKD ou CKD) para parafusar no Brasil, o acordo no Ceará prevê transferência de tecnologia.
O contrato entre Governo do Ceará, Comexport e parceiros industriais visa acelerar a produção de componentes locais. Embora isso leve tempo, a ideia é que o Spark EUV tenha, no futuro, peças 100% brasileiras, reduzindo a dependência de importação.
Captiva pode ser o próximo?
Com a fábrica ativa, a GM já estuda expandir o portfólio nacional. O Captiva, vendido hoje como elétrico ou híbrido plug-in em outros mercados, é o forte candidato a dividir a linha de montagem com o Spark em um futuro próximo.
Sabendo que o preço de R$ 159.990 será mantido, você prefere comprar o Spark EUV ou ainda optaria pelos rivais chineses como BYD Dolphin e GWM Ora 03?
Formada em Administração de Empresas, Jornalismo e mestranda em Comunicação. Apaixonada por setor automobilístico, true crime e livros. Fiz da escrita e produção de conteúdo sua paixão e profissão.

