Confira simulação de 3 carros PcD com nova isenção do ICMS
Teto para compra de carros PcD com isenção do ICMS para PcD vai para R$100 mil. Aproveite e veja a simulação de 3 carros PcD com nova isenção do ICMS!
O Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) anunciou mudanças que impactam diretamente na compra de carros PcD, no início deste mês. Assim, o teto para compra de veículos com isenção do ICMS pelo público PcD passou de R$ 70 mil para R$ 100 mil. Esta isenção, porém, possui algumas regras específicas. Para explicar, o Garagem360 esclarece como as regras são na prática, além de trazer a simulação de 3 carros PcD com nova isenção do ICMS! Veja a seguir!
Confira simulação de 3 carros PcD com nova isenção do ICMS
A medida
Atualmente, o público PcD já pode adquirir veículos que custam até R$ 140 mil com isenção do Imposto sobre a Propriedade Industrial (IPI). Claro, este valor pode aumentar para R$ 200 mil quando o Projeto de Lei nº 5.149/2020 for sancionada. Já com relação da isenção do Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), os interessados precisam um pouco mais de atenção.
A medida aprovada Confaz não traz tantas mudanças para os modelos que custam até R$ 70 mil. Estes terão isenção total. Porém, os modelos que custam até R$ 100 mil terá apenas uma isenção parcial. No caso, o ICMS será cobrado pela diferença. Em um carro que custa R$ 100 mil, por exemplo, será cobrado a taxa em cima dos R$ 30 mil.
Vale lembrar que esta medida é bastante importante, visto que o leque de opções aumentou. No entanto, também é importante ressaltar que os estados poderão escolher se querem seguir a regra ou não. A porcentagem do ICMS na maioria dos estados é de 12%. Já em São Paulo ela é de 14,5%. Os nossos colegas do Mundo do Automóvel Para PcD fez a simulação com alguns modelos: Hyundai HB20, Chevrolet Onix Plus e Fiat Pulse. Veja a seguir!
Hyundai HB20 Platinum 1.0 TGDi
Aproveite e veja: Tudo sobre o Jeep Compass 2022!
O Hyundai HB20 é um dos carros mais vendidos do País. Fabricado em Piracicaba-SP desde sua primeira geração, o modelo se destaca por ser bastante econômico. A versão Platinum é a mais cara do veículo abaixo da marca dos R$ 100 mil. Atualmente, seu preço público é de R$ 96.090. Agora, com os descontos do ICMS e do IPI, o modelo passa a custar R$ 81.405,71.
Este carro traz um bom pacote de equipamentos. Além disso, o carro está equipado com 1.0 TGDI 12V Flex. Ele pode produzir uma potência máxima de 120 cv e um torque máxima 17,5 kgfm. O carro ainda traz uma transmissão automática
Chevrolet Onix Plus 1.0 Turbo
Um dos sedãs mais conhecidos do Brasil é o Chevrolet Onix Plus. A versão do sedã do Onix possui grandes atributos. Seu porta-malas, por exemplo, possui um espaço para 500 litros. Sem falar que o carro tem um ótimo espaço interno e está entre os mais econômicos de sua categoria. Até R$ 100 mil, você pode comprar o modelo LTZ. Ele está custando R$ 97.190 (preço sugerido) ou R$ 82.433,77 com descontos do ICMS.
Esta carro está equipado com o motor 1.0 Turbo. Sua potência máxima é de 116 cv. Já seu torque máximo é de 16,8 kgfm. O carro traz uma transmissão automática de seis velocidades.
Fiat Pulse Drive 1.3 CVT
Por fim, vamos falar do Fiat Pulse. Este SUV compacto foi uma das grandes novidades do mercado brasileiro. Além de uma motorização interessante, o carro traz um pacote de equipamentos bastante completo. Uma de suas versões mais em conta é a Drive 1.3 CVT. Ele está custando R$ 93.990. Após a isenção do ICMS, o veículo estará custndo R$ 76.275,59 (ou R$ 80.482,84, caso você more no estado de São Paulo).
O carro traz sobre o capô o motor 1.3 Firefly. Ele pode gerar uma potência máxima de 107 cv e um torque máximo de 13,7 kgfm. Vale lembrar que este carro já vem equipado com a nova transmissão do tipo CVT.
Jornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde 2021, onde acumula desde então experiência e pesquisas sobre o setor automotivo. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.