Confira os destaques em carros elétricos do Salão de Los Angeles 2021
Destaques do Salão de Los Angeles 2021: muitas marcas estão no evento! Aqui você confere o que é destaque em carros elétricos!
O mercado de carros elétricos é um dos que mais crescem no mundo. E o Salão de Los Angeles deste ano, sempre um grande evento, já está dando o que falar e abre suas portas para o público nesta sexta-feira (19/11). Confira alguns dos destaques do Salão de Los Angeles 2021 em elétricos que o Garagem360 selecionou para você!
Veja alguns carros elétricos que são destaque no Salão de Los Angeles 2021
Este evento está acontecendo em uma das principais cidades dos Estados Unidos. Até o próximo dia 28, visitantes de todo o mundo aproveitaram o espaço do Centro de Convenções para conhecer os vários automóveis que estarão expostos por lá. E muitos deles representam um mercado que evolui cada vez mais: os carros elétricos.
Tanto o número de modelos disponíveis no mercado quanto os números de unidades vendidas só crescem. Na “Terra do Tio Sam”, foram comercializados 214.111 veículos 100% elétricos durante o primeiro semestre deste ano. E este crescimento podemos ver em várias partes do mundo. Até mesmo aqui no Brasil, onde apenas neste ano foram vendidas 1.805 unidades desde janeiro, segundo a Anfavea.
No Salão de Los Angeles 2021, várias novidades foram apresentadas. Dentre eles novas versões de carros já existentes, carros inéditos e protótipos. Veja a partir de agora alguns deles:
Porsche Taycan GTS e Taycan Sport Turismo GTS
A Porsche aproveitou o evento para mostrar mais uma versão do Taycan. Seu sedã-cupê já se destaca bastante pelo seu design e por seu desempenho. Agora, ele finalmente ganha uma versão GTS. E mais do que isso. A montadora alemã aproveitou a ocasião para mostrar também o Taycan Sport Turismo GTS. Esta versão perua é inédita no modelo e já chega fazendo bastante barulho.
Os dois trazem elementos marcantes da linha GTS. Destaque para os detalhes pretos ou escuro na placa dianteira, nas bases dos espelhos externos e nos aros das janelas laterais. Já as soleiras trazem o nome “GTS”. Vale ressaltar ainda o interior com o logotipo da linha nos bancos.
Falando no lado interno, ele é revestido em Race Tex. Uma novidade também é o teto panorâmico com controle de luz do sol. Os brasileiros já podem encomendar suas unidades. Para levar este veículo, que tem um motor de 598 cv e que pode rodar por 504 km, o interessado terá que desembolsar R$ 805 mil.
Subaru Solterra
Um outro carro importante que está presente no evento é o Subaru Solterra. Este SUV entra para a história como o primeiro carro 100% elétrico da famosa marca japonesa. O Solterra foi desenvolvido em conjunto com a Toyota, que apresentou há algumas semanas o bZ4X. No caso do veículo da Subaru, ele foi concebido sobre a plataforma e-Subaru Global Platform.
E ele possui algumas diferenças visuais com relação ao bZ4X. A grade, os para-choques e os faróis possuem suas diferenças. Tudo para deixá-lo um pouco alinhado ao resto da gama. Sem falar que o porte é bastante imponente. Ele mede 4.690 mm de comprimento, 1.860 mm de largura e 1.650 mm de altura.
Por dentro, bastante conforto. Um dos principais pontos destacados pela marca foi o fato dele ser silencioso. Já a enorme central multimídia tem uma tela de 12,3 polegadas. A potência do motor elétrico dependerá da tração: o propulsor do modelo com tração dianteira pode gerar 201 cv. Já o motor do modelo com tração integral possuem uma potência de 215 cv. Ele traz baterias com capacidade de 71,4 kWh e autonomia é de até 530 km.
Vinfast e35 e e36
E quem também está presente no Salão de Los Angeles 2021 é a fabricante do Vietnã Vinfast. Esta startup asiática pretende começar a vender seus veículos em várias partes do mundo, como EUA, Canadá e parte da Europa. Durante os próximos dias, os visitantes poderão conhecer dois de seus produtos. Ambos tiveram seu design desenhados pelo famoso estúdio de design italiano Pininfarina.
Um deles é e35. Este SUV tem capacidade para cinco pessoas e pretende brigar de igual para igual com o Tesla Modelo Y. Ao contrário do e36, este tem linhas mais arredondadas e modernas. Este carro pode ter tanto um motor de 197 cv (versão de entrada) quanto um de 398 cv (versões mais completas). A quantidade de baterias também dependerá do modelo.
Sendo que uma tem capacidade de 90 kWh. Já a autonomia pode ser de 400 km. Já o outro modelo é um pouco maior. Ele tem linhas que parecem um Ranger Rover. Aqui, é possível encontrar uma bateria de 106 kWh, que faz o carro ter autonomia superior a 480 km. Uma boa notícia que ele tem um direção autônoma nível 3. Destaque também para os luxuosos (e tecnológicos) interiores.
Hyundai Seven e Kia EV9 Concept
Por fim, falaremos dos carros mostrados pela dupla de marcas sul-coreanas Hyundai e Kia. Ambas mostraram protótipos construídos sobre a plataforma e-GMP. Esta também será usada para a construção dos futuros Hyundai Ioniq 5 e Kia K6. Em Los Angeles, a Hyundai apresentou o Seven Concept. Este protótipo possui um design bastante interessante. Mas é seu interior que chama atenção.
Este SUEV (veículo elétrico utilitário esportivo) é mais um carro que busca transformar a experiência a bordo. Para isso, foram instalados sofás (e assentos) para transformar o interior em algo parecido com uma sala de estar. Sem falar da presença de um frigobar e tela OLED panorâmica. Para sua construção, a marca usou materiais recicláveis e cobre.
A expectativa é que esse carro possa ter uma autonomia de 480 km. Enquanto isso, a Kia mostrou o utilitário esportivo EV9 Concept. Este carro tem linhas que lembram bastante o Kia Soul e o Land Rover Defender. Ele tem 4,90 metros de comprimento e traz um visual bastante futurístico. A grade dianteira, por exemplo, foi substituída por uma placa.
O conjunto óptico também chama bastante a atenção. Sem falar das enormes rodas. Enquanto isso, o interior se destaca por conta do ótimo espaço interno. Afinal, estamos falando de um carro com entre-eixos de 3,10 m. Ainda é possível ver nas fotos acima que ele traz uma generosa tela de 17 polegadas para o sistema de infoentretenimento e um teto solar panorâmico. A expectativa é que o EV9 possa ter um alcance de 483 km.
Com informações de InsdeeEVs/Webmotors
Jornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde 2021, onde acumula desde então experiência e pesquisas sobre o setor automotivo. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.