Confira os carros que saíram de linha em 2022
Alguns veículos deixaram, por uma série de fatores, de ser produzidos. Veja uma seleção com alguns carros que saíram de linha em 2022
O mercado automotivo brasileiro é dinâmico. Conforme você já viu aqui no Garagem360, diversos carros novos foram lançados neste ano. Além disso, outros modelos devem surgir nos próximos meses. Mas alguns veículos deixaram, por uma série de fatores, de ser produzidos. Veja uma seleção com alguns carros que saíram de linha em 2022.
Veja alguns carros que saíram de linha em 2022
1 – BMW X2
O veículo que abre esta lista dos carros que saíram de linha é de uma marca premium. O BMW X2 foi lançado aqui no Brasil no ano de 2018 e ficava posicionado entre o X1 e o X3. Entretanto, não conseguiu ter um bom volume de vendas. Em fevereiro, teve sua importação suspensa pela marca. Resta saber agora se o carro retornará reestilizado.
Fabricado na Alemanha, o modelo era dono de um visual ousado e moderno. O carro media 4.360 mm de comprimento e 2.670 mm de entre-eixos. A lista de equipamentos também era um atrativo. Quando foi lançado, os preços do carro começavam em R$ 211.950. Aqui no Brasil, o carro usou os motores 1.5 Turbo (136 cv) e 2.0 Turbo (306 cv).
2 – Caoa Chery Tiggo 3X Turbo e Arrizo 6
A Caoa Chery anunciou uma grande mudança de estratégia no primeiro semestre. Esta empresa anunciou a paralisação das atividades na fábrica localizada na cidade de Jacareí-SP para que a mesma seja preparada para a produção de carros eletrificados. Com isso, um modelo deixou de ser vendido no mercado brasileiro: o Tiggo 3X Turbo.
Este era um dos integrantes da categoria dos SUVs compactos. O modelo foi lançado no ano passado e era vendido nas versões Plus e Pro. Mesmo sendo uma reestilização do Tiggo 2, o Tiggo 3X Turbo tinha seus atributos. Dentre eles, podemos destacar o visual e os equipamentos tecnológicos. Já o motor era um 1.0 Turbo Flex.
O propulsor rendia 102 cv de potência e 17,1 kgfm de torque. Mas o SUV não foi o único carro da marca que saiu de linha. O Arrizo 6 também está entre os carros que saíram de linha em 2022. O sedã foi lançado em 2020 e ficava posicionado abaixo do Arrizo 6 Pro. Dentre seus atributos, destaque para o motor 1.5 Turbo Flex e o bagageiro (570 litros).
3 – Honda WR-V
No começo deste ano, a Honda deixou de vender aqui no Brasil o WR-V. O SUV de entrada da marca japonesa, baseado no Honda Fit, começou a ser vendido em terras brasileiras em 2017. Este era uma opção para quem procurava um veículo aventureiro com preços acessíveis.
Na linha 2021, custava a partir de R$ 83.400 (LX). Um atributo do modelo era o espaço interno (2.555 mm de entre-eixos). Pensando na motorização, o carro (modelo 2021) vinha com um propulsor 1.5 aspirado, que gerava 116 cv de potência e 15,3 kgfm de torque. A transmissão era uma automática do tipo CVT.
4 – Hyundai ix35
Houve um tempo em que a Hyundai vendia no Brasil três gerações diferentes do Tucson. Uma delas era a primeira geração, lançada em 2004. A outra era o ix35 (chamado de Tucson em outros países). Além disso, o modelo de terceira geração, apresentado em 2016, também era comercializado ao mesmo tempo. Mas a situação mudou.
O primeiro veículo saiu de linha em 2018. Já o ix35, que teve um bom desempenho nas vendas e era feito em Anápolis-GO desde 2013, deixou de ser comercializado no último mês de fevereiro. Isso porque o carro não cumpria as novas regras de emissões de poluentes. O último modelo contava com um motor 2.0 aspirado Flex (167 cv).
Lembrando que o Tucson de terceira geração também teve sua produção suspensa. Há quem diga que o modelo volte apenas com retoques no visual.
5 – Suzuki Jimny
Por fim, mais um SUV que deixou o mercado brasileiro por conta do Proconve L7. O pequeno Suzuki Jimny saiu de linha neste ano após mais de 20 anos. No ano de 2013, o jipe começou a ser fabricado no Brasil. Seu principal atributo era a capacidade off-road. O Jimny costumava ser vendido em quatro versões diferentes.
O motor do carro era um 1.3 16V movido a gasolina, que podia produzir uma potência máxima de 85 cv e um torque máximo de 11,2 kgfm. A transmissão era uma manual de cinco marchas. Com a saída do carro, apenas a geração mais moderna (Jimny Sierra) ainda está à venda. Este modelo é importado.
Jornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde 2021, onde acumula desde então experiência e pesquisas sobre o setor automotivo. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.