Confira o que está a favor do avanço dos carros elétricos
Empresa especializada em gestão de frotas destaca fatos que demonstram a tendência de crescimento do mercado de carros elétricos
Ao redor do mundo, empresas e governos têm investido no desenvolvimento de carros elétricos, o que tem gerado a expectativa de um futuro elétrico e inteligente. Com o passar do tempo, fica cada vez mais evidente que esse tipo de veículo é a solução para uma mobilidade mais eficaz e sustentável.
A LeasePlan, empresa global especializada em leasing de veículos e gestão de frotas, destaca alguns fatos verificados neste ano, que demonstram a tendência de crescimento do mercado de veículos eletrificados. Confira a seguir.
4 fatos relevantes em 2022 sobre carros elétricos
Veículos elétricos e híbridos estão em alta no Brasil e no mundo.
1- Carros elétricos são bem aceitos pelo público brasileiro
Pesquisa realizada pela consultoria McKinsey indica que os brasileiros manifestam maior interesse por carros elétricos, micromobilidade e tecnologia em comparação a consumidores de outros países.
Além disso, a pesquisa revela que há um grande interesse dos brasileiros por soluções como assinatura de veículos eletrificados e micromobilidade. Esse é um bom sinal para a eletromobilidade no Brasil, já que um dos fatores que influencia diretamente no crescimento de uma tendência é a aceitação por parte dos consumidores.
2- Brasil atinge o marco de 100 mil veículos elétricos vendidos
Em 26 de julho, segundo o acompanhamento diário de emplacamentos feito pela Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), a frota circulante de veículos elétricos no Brasil chegou a 100.292 veículos leves. Esses números incluem os veículos elétricos híbridos (HEV), híbridos plug-in (PHEV) e os elétricos a bateria (BEV); automóveis, comerciais leves, SUVs e utilitários.
Nos primeiros sete meses de 2022, foram 23.033 unidades comercializadas, um crescimento de 31% em comparação ao mesmo período de 2021. Por mais que o Brasil ainda esteja longe de seu melhor momento, o mercado brasileiro de elétricos ainda é um dos maiores do mundo – e os resultados mostram que um futuro ainda mais promissor nos espera.
3- União Europeia proíbe novos carros a gasolina e diesel a partir de 2035
O Parlamento Europeu aderiu a proposta que proíbe novas vendas de carros a gasolina e diesel a partir de 2035. Essa é uma das estratégias da União Europeia para alcançar a neutralidade climática até 2050; o que significa que esses países se propõem a não emitir mais gases do efeito estufa do que conseguem absorver com suas matas, por exemplo.
4- Empresas internacionais adotam a eletrificação de suas frotas
Todos os anos, a LeasePlan realiza um estudo sobre a sustentabilidade das frotas industriais de empresas internacionais na Europa, abrangendo 24 países europeus e oito ramos da indústria. O Ranking de Sustentabilidade da Frota 2022 revela que todas as indústrias no estudo viram uma diminuição média nas emissões de CO2 devido à substituição de carros a diesel por veículos de baixa ou zero emissão.
Os elétricos totalmente a bateria estão aumentando sua participação na frota em um ritmo acelerado e híbridos e híbridos plug-in tiveram aumentos muito mais significativos nos últimos dois anos.
Jornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.