Confira as facilidades que a tecnologia traz para a mobilidade urbana

Em tempos de emergência climática, a mobilidade urbana é uma questão no centro dos debates em todo o mundo. Além do aspecto ambiental, a dificuldade de deslocamento, a segurança no trânsito, a qualidade dos transportes disponíveis para a população, a falta de infraestrutura e a deficiência do planejamento e gestão configuram um problema complexo.

Como problemas complexos exigem soluções complexas, a aplicação de recursos tecnológicos pode ser uma saída para melhorar o deslocamento dos cidadãos no ambiente urbano.

Aplicativos de ônibus facilitam a mobilidade urbana

App facilita passagem pela catraca (foto: Divulgação)

Pensando na necessidade de auxiliar os passageiros de ônibus em sua jornada, os aplicativos de mobilidade urbana foram desenvolvidos para trazer inovação e comodidade aos usuários de forma segura e eficiente. 

VEJA TAMBÉM

De acordo com a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), o brasileiro leva, em média, cerca de 2h50min para ir ao trabalho ou a consultas médicas, para o lazer ou compras. 

Segundo Rodrigo Petroni, CEO e fundador da UPM2, startup que oferece aos usuários do transporte público o app de mobilidade urbana SP Pass, problemas de deslocamento criam oportunidades de inovação por meio da transformação digital.

“Como existem espaços que os governos não conseguem atuar, ações privadas, como a criação de aplicativos, podem melhorar a qualidade de vida das pessoas”, afirma Petroni.

Tecnologia facilita a mobilidade urbana (Foto: Divulgação)

O empreendedor lista as quatro principais facilidades que os aplicativos de mobilidade urbana trazem para os passageiros

  1. Contato com o dinheiro – quando se evita o contato com dinheiro em espécie, há o aumento da segurança dos usuários, pois não há a necessidade de sair de casa com dinheiro físico para pagar o transporte público, visto que o pagamento é realizado diretamente pelo app.
  2. Otimização do pagamento O aplicativo oferece a oportunidade para o usuário pagar a passagem de ônibus via cartão de débito, crédito ou PIX, gerando automaticamente um QR Code para a utilização do transporte público. Além disso, oferece a oportunidade de recarregar o Bilhete Único digitalmente.
  3. Colaboração com o meio ambiente A facilidade do pagamento de tarifa via aplicativo leva muitos motoristas a optar por deixar o carro em casa e ir ao trabalho de ônibus utilizando apenas seu smartphone. Isso diminui a quantidade de carros em circulação e, consequentemente, a poluição.
  4. Rotas e tempo de espera – por meio do app há a possibilidade de acompanhar as rotas dos ônibus, além de conferir o tempo estimado de espera no ponto de ônibus no qual o passageiro estiver.
mobilidade urbana. (Agência Brasil)
Paulo Silveira LimaJornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.
Fechar
Sair da versão mobile