Confira as facilidades que a tecnologia traz para a mobilidade urbana

Em tempos de emergência climática, a mobilidade urbana é uma questão no centro dos debates em todo o mundo. Veja como a tecnologia contribui!

Em tempos de emergência climática, a mobilidade urbana é uma questão no centro dos debates em todo o mundo. Além do aspecto ambiental, a dificuldade de deslocamento, a segurança no trânsito, a qualidade dos transportes disponíveis para a população, a falta de infraestrutura e a deficiência do planejamento e gestão configuram um problema complexo.

Como problemas complexos exigem soluções complexas, a aplicação de recursos tecnológicos pode ser uma saída para melhorar o deslocamento dos cidadãos no ambiente urbano.

Aplicativos de ônibus facilitam a mobilidade urbana

App facilita passagem pela catraca (foto: Divulgação)

Pensando na necessidade de auxiliar os passageiros de ônibus em sua jornada, os aplicativos de mobilidade urbana foram desenvolvidos para trazer inovação e comodidade aos usuários de forma segura e eficiente. 

De acordo com a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), o brasileiro leva, em média, cerca de 2h50min para ir ao trabalho ou a consultas médicas, para o lazer ou compras. 

Segundo Rodrigo Petroni, CEO e fundador da UPM2, startup que oferece aos usuários do transporte público o app de mobilidade urbana SP Pass, problemas de deslocamento criam oportunidades de inovação por meio da transformação digital.

“Como existem espaços que os governos não conseguem atuar, ações privadas, como a criação de aplicativos, podem melhorar a qualidade de vida das pessoas”, afirma Petroni.

Tecnologia facilita a mobilidade urbana (Foto: Divulgação)

O empreendedor lista as quatro principais facilidades que os aplicativos de mobilidade urbana trazem para os passageiros

  1. Contato com o dinheiro – quando se evita o contato com dinheiro em espécie, há o aumento da segurança dos usuários, pois não há a necessidade de sair de casa com dinheiro físico para pagar o transporte público, visto que o pagamento é realizado diretamente pelo app.
  2. Otimização do pagamento O aplicativo oferece a oportunidade para o usuário pagar a passagem de ônibus via cartão de débito, crédito ou PIX, gerando automaticamente um QR Code para a utilização do transporte público. Além disso, oferece a oportunidade de recarregar o Bilhete Único digitalmente.
  3. Colaboração com o meio ambiente A facilidade do pagamento de tarifa via aplicativo leva muitos motoristas a optar por deixar o carro em casa e ir ao trabalho de ônibus utilizando apenas seu smartphone. Isso diminui a quantidade de carros em circulação e, consequentemente, a poluição.
  4. Rotas e tempo de espera – por meio do app há a possibilidade de acompanhar as rotas dos ônibus, além de conferir o tempo estimado de espera no ponto de ônibus no qual o passageiro estiver.

mobilidade urbana. (Agência Brasil)

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Paulo Silveira Lima
Escrito por

Paulo Silveira Lima

Jornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.

ASSISTA AGORA