Confira as cidades que terão transporte público gratuito para o 2º turno das eleições 

Das 20 cidades mais populosas do País, 17 terão transporte público gratuito no dia do segundo turno das eleições – o próximo domingo (30).

Das 20 cidades mais populosas do País, 17 terão transporte público gratuito no dia das eleições. Apenas Guarulhos, na Grande São Paulo, e São Gonçalo, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, se colocaram contra a gratuidade no próximo domingo (30). 

Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, não deu, até o início da tarde desta sexta-feira (28), informações sobre o passe livre. O levantamento, foi realizado pela revista Veja.

Transporte público gratuito visa diminuir a abstenção nas eleições

Passageiros terão transporte público gratuito ir votar (Foto: Divulgação)

Em algumas das cidades, o trânsito de pessoas não exigirá nenhum documento. Porém, em outras será necessário apresentar o título de eleitor para embarcar nos coletivos.

Diante de uma das disputas mais acirradas das eleições presidenciais na história, a abstenção se tornou um dos fatores mais decisivos. Na primeira rodada, os faltosos representaram 20,95% do eleitorado, a maior quantidade desde 1998. 

Por isso, na última terça-feira, o Tribunal .Superior Eleitoral (TSE) aprovou medida para determinar que não haja redução do serviço público de transporte coletivo de passageiros no dia 30 de outubro. Quem desrespeitar a medida poderá ser enquadrado nos crimes eleitorais previstos nos artigos 297 e 304 do Código Eleitoral (Lei n° 4.737/1965), sem prejuízo de outras penalidades.

O relator da instrução e presidente do TSE, ministro Alexandre de Moraes, destacou a importância do ato para garantir a aplicação de políticas públicas que facilitem o acesso às seções eleitorais. “Quanto mais transporte, mais comparecimento; quanto mais comparecimento, mais democracia”, disse o ministro. 

“Nós sabemos que grande parte da abstenção nas eleições se dá exatamente porque algumas pessoas não têm dinheiro para o transporte e porque, em algumas localidades, não há o transporte necessário”, informou.

Moraes acrescentou que, embora a abstenção no primeiro turno tenha ficado dentro da média (20,91%), é possível baixar ainda mais esse índice. Por outro lado, ressaltou, foi registrado o maior número de pessoas que votaram em candidatos das últimas cinco eleições. 

Neste ano, foram contabilizados 95,59% votos válidos, contra 4,41% votos nulos e em branco, fato que, de acordo com Moraes, “demonstra o interesse do eleitor e da eleitora de comparecer e votar em candidatos”.

Saiba em quais cidades haverá transporte público gratuito

Ônibus em Salvador: capital baiana terá transporte público gratuito no domingo (Foto: Ônibus Brasil)

Cidades (entre as 20 mais populosas do País) que terão gratuidade na frota de ônibus no domingo de votação, dia 30 de outubro: 

Região Norte

  • Belém-PA

Região Nordeste

  • Fortaleza-CE
  • Maceió-AL
  • Manaus-AM
  • Natal-EN
  • Recife-PE
  • Salvador-BA
  • São Luís-MA

Região Centro-Oeste

  • Brasília-DF (assim como todo o Distrito Federal)
  • Campo Grande-MS
  • Goiânia-GO

Região Sudeste

  • Belo Horizonte-MG
  • Campinas-SP
  • Rio de Janeiro-RJ
  • São Paulo-SP

Região Sul

  • Curitiba-PR
  • Porto Alegre-RS

Capitais são unânimes em aderir ao transporte público gratuito no segundo turno

Segundo reportagem publicada pelo jornal Extra, todas as capitais do País irão oferecer gratuidade nos transportes públicos no segundo turno das eleições, o que inclui, adicionalmente à lista acima, os municípios de Teresina-PI, João Pessoa-PB, Aracaju-SE, Cuiabá-MT, Porto Velho-RO, Macapá-AP, Florianópolis, Boa Vista-RR, Rio Branco-AC, Vitória-ES e Palmas-TO.

No primeiro turno, realizado no dia 2 de outubro, apenas 15 capitais haviam liberado as catracas dos ônibus para que os eleitores. Além disso, duas tiveram tarifas “sociais” — Cuiabá (R$ 1) e Natal (R$ 2) — e Macapá concedeu a gratuidade apenas para mesários. Outras nove não adotaram medida alguma.

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Paulo Silveira Lima
Escrito por

Paulo Silveira Lima

Jornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.

ASSISTA AGORA