Confira a programação do evento inédito sobre scooters e motonetas
São Paulo recebe, em outubro, o Salão do Scooter, evento inédito sobre scooters e motonetas, destinado a discutir mobilidade urbana no País.
A cidade de São Paulo recebe, entre os dias 13 e 16 de outubro, o Salão do Scooter, evento destinado a promover uma ampla discussão sobre a mobilidade urbana e as mudanças que têm ocorrido nos últimos anos, com a ascensão do uso das scooters e motonetas e a chegada dos veículos elétricos de duas rodas.
Programação do evento inédito sobre scooters e motonetas inclui test-rides
O Salão do Scooter será um evento inédito sobre scooters e motonetas interativo que proporcionará uma série de experiências ao visitante. Além de conhecer as mais recentes novidades do segmento, os participantes poderão pilotar os modelos expostos em duas pistas especialmente desenhadas para a descoberta do prazer de utilizar as scooters por meio de test-rides.
Uma delas destinadas com exclusividade aos modelos elétricos e a outra, aos modelos movidos por motores a combustão. Para pilotar, o visitante deverá portar seu próprio capacete, estar calçando tênis ou sapatos fechados e de preferência blusas de mangas longas, além de possuir habilitação na categoria A.
Com mais de 20 expositores – entre montadoras de veículos de duas rodas, fornecedores de motopeças, acessórios e equipamentos para o piloto e a moto –, o evento será realizado no novo Distrito Anhembi (antigo Pavilhão de Exposições Anhembi), na zona norte da capital paulista. O espaço foi inteiramente repaginado e modernizado, tornando-se o maior e um dos mais modernos centros de exposições do País.
O visitante terá a possibilidade de assistir a shows de rock ao vivo. Uma praça de alimentação reunirá food-trucks de diversos gêneros culinários – de hambúrgueres a macarrão e pizzas.
O Salão do Scooter será palco de lançamento de novos produtos e vai atuar como um momento de reunião do segmento, que até hoje não contava com um evento específico, muito embora seja o que mais cresce no País, sendo responsável por mais de um terço (35,2%) das vendas de veículos de duas rodas.
Mobilidade elétrica
As motos e motonetas elétricas serão um dos pilares desse evento inédito sobre scooters e motonetas. Esse segmento tem apresentado grande crescimento, tendo registrado 4.670 motocicletas emplacadas no ano até o mês de agosto – sendo que uma boa parte dos motociclos elétricos não é emplacada, circulando em espaço restritos.
Para estimular a discussão de medidas que possam alavancar a aplicação dos motociclos como modal de transporte urbano reconhecido, o Salão do Scooter promoverá um ciclo de palestras direcionado em parte ao setor profissional e em outra parte ao público interessado.
O público geral poderá se inscrever nas seguintes palestras:
Dia 13
- 18h – Como manter seu scooter sempre em perfeitas condições de uso e como isso afeta a sua segurança
- 20h – O estilo scooter: jovialidade e modernidade urbana em qualquer idade
Dia 14
- 18h – Economia: o custo por km de scooter, motocicleta de alta cilindrada e automóvel médio
- 20h – Equipamento individual de segurança: como incrementar e estimular o uso adequado
Dia 15
- 14h – Scooter ou motocicleta: vantagens e desvantagens de cada estilo
- 16h – Do automóvel ao scooter: ideias para uma migração ecológica, inteligente, segura e econômica – consumidor
- 18h – O scooter no mundo: como as nações pelo planeta integram a motoneta como modal urbano
Jornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.