Confira 5 dicas para economizar combustível da moto

Quer gastar menos com combustível? O Garagem360 listou 5 dicas para economizar combustível da moto para você, amigo leitor que gosta de motos.

Nos últimos meses, o preço do combustível cresceu bastante. Segundo dados da ANP , o preço médio do combustível na última semana foi de R$ 6,742 em todo o Brasil, por exemplo Ao mesmo tempo, o mercado de motos registrou um aumento nas vendas. Ou seja, temos mais pilotos nas ruas. Pensando nisso, o Garagem360 separou 5 dicas para economizar combustível da moto para você, amigo leitor e que gosta de motos.

Foto: Pixabay.com

Confira 5 dicas para economizar combustível da moto

5 dicas para economizar combustível da moto/1 – Manutenção

1 – Manutenção (Foto: Andrea Piacquadio/Pexels.com)

Nossa primeira dica para economizar o combustível de sua motocicleta é bastante simples: cuidar da manutenção da sua moto. É muito importante cuidar da saúde de sua moto. Alguns problemas mecânicos podem fazer com que ela gaste mais combustível. As falhas no escapamento, por exemplo, podem aumentar o consumo. Quando este componente não está funcionado corretamente, a velocidade da combustão aumenta.

Por consequência, o consumo de combustível aumenta. Outro componente importante da moto é o filtro de ar. Afinal, a moto precisa da energia gerada pela entrada de ar e a queima de combustível. Por isso, este item precisa estar limpo. Quando você sentir que a moto está gastando mais combustível, leve-a para uma oficina de confiança. Ah, faça todas as revisões programadas

2 – Evitar trocas de marchas desnecessárias

2 – Evitar trocas de marchas desnecessárias (Foto: Sourav-Mishra/`Pexels.com)

A mudança de certas atitudes também pode fazer com que a moto beba menos. Uma prática bastante comum no trânsito é trocar as marchas na hora errada. Não respeitar o conta-giros e forçar a moto a rodar no RPM errado do ideal pode prejudicar o consumo. Sem falar que a vida útil da moto também diminui. Em resumo, ao respeitar a hora de trocar a marcha, você fará que sua moto gaste menos combustível e tenha uma vida útil maior.

3 – Aceleração

3 – Aceleração (Foto: Keely I/Pexels.com)

Outra dica relacionada ao ato de pilotar a moto. Do mesmo modo que você deve trocar as marchas corretamente, você também deve acelerar apenas quando necessário. Isso porque você estará gastando o combustível de sua motocicleta e forçando os componentes. Se você não quer ter dores de cabeça, a direção consciente é a melhor saída.

Ou seja, evitar acelerar com a moto parada ou acelerar fortemente em ruas e estradas. Com as freadas fortes a mesma coisa. Ainda mais sabendo que os componentes do freio podem desgastar. Não usar tanto o ponto morto também ajuda a preservar a moto.

4 – Capacidade de carga correta

4 – Capacidade de carga correta (Foto: Danilo Alves/Unsplash.com)

As motos se destacam por serem bastante práticas. Hoje, muitas empresas e trabalhadores autônomos usam este tipo de meio de transporte para fazer entregas. Já pessoas comuns as usam também para fazer compras. E uma dica bastante importante é respeitar a capacidade máxima da moto. Do mesmo modo que acontece com os carros, a moto precisa de um esforço a mais quando ela está cheia.

E isso faz com que ela gaste mais combustível. Por isso, evite andar acima da capacidade de carga permitida. O manual do proprietário pode trazer estas informações.

5 – Calibragem dos pneus correta

5 – Calibragem dos pneus correta (Foto: Anh TR N/Unsplash.com)

Por fim, calibrar os pneus da forma correta também entra para a lista das 5 dicas para economizar combustível da moto. E este item é bastante importante. O proprietário da moto precisa calibrar os pneus corretamente. Isso porque quando eles estão murchos (ou acima da calibragem permitida), a moto precisa de mais força para roda. E isso vai fazendo com que gaste mais combustível.

Assim como no item acima, você pode consultar o manual do proprietário para consultar a calibragem correta de sua moto.

Escrito por

Pedro Giordan

Jornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde 2021, onde acumula desde então experiência e pesquisas sobre o setor automotivo. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.

wpDiscuz
Sair da versão mobile