Confira 5 carros com o melhor custo benefício do Brasil em 2022
Veja quais são os cinco carros com melhor custo benefício do mercado brasileiro de acordo com cada categoria; confira!
O modelo mais barato nem sempre é o mais vantajoso. Há opções no mercado que por mais caras que sejam, possuem um pacote de itens mais interessantes. Veja exemplos de carros o melhor custo benefício do mercado.
5 carros com o melhor custo benefício do mercado atualmente
Ter um carro com bom custo benefício significa que ele atende todas as necessidades do proprietário e tem um custo relativamente vantajoso em relação aos demais concorrentes.
Para ser considerado um bom investimento o carro tem que ter características que facilitam a vida do condutor, motorização eficiente e econômica e claro, um preço justo (para os parâmetros dos dias atuais).
Além disso, se você tem o hábito andar com o carro sempre cheio, o espaço interno também deve ser considerado, tanto para os ocupantes, quando para bagagem.
Com tudo citado acima, o Garagem360 separou uma lista de modelos que podem ser considerados boa compra, já que cumprem os requisitos citados. Para deixar a lista bem diversa, cada modelo representa uma categoria em específico: veículo de entrada, hatches, sedãs, SUVs e picapes; veja quais são eles!
Renault Kwid
Entre os veículos de entrada, categoria com poucos representantes, o Renault Kwid é destaque. Ele tem uma lista de versões mais ampla do que a do Fiat Mobi, seu principal concorrente, sendo que a versão de entrada do veículo francês é mais acessível. Os valores variam entre R$ 62.990 e R$ 72.770.
Ao analisar o conjunto mecânico, o Renault Kwid tem embaixo do capô o motor 1.0 SCe de 68 cv de potência com gasolina e 71 cv de potência com etanol. O torque é de 9,8 kgf,m e 10 kgf,m, respectivamente.
Outro fator que foi aprimorado no Renault Kwid na nova linha foi o consumo de combustível. Nesse quesito, ele ficou 5% e 3% mais econômico com etanol e gasolina, respectivamente.
Segundo o Inmetro, o modelo faz 10,8 km/l com etanol e 15,3 km/l com gasolina na cidade. Já na estrada, os dados são de 11 km/l com etanol e 15,7 km/l com gasolina.
Chevrolet Onix
Entre os hatches a competição fica muito acirrada entre o Chevrolet Onix e o Hyundai HB20. No entanto, a análise final o Onix leva a melhor, quando consideramos o fator marca e o valor de revenda, que nesse caso, se mostra mais favorável ao hatch da GM.
Sua lista de versões tem preço inicial de R$ 79.730. Além disso, são duas as opções de motorização, sempre 1.0. A configuração aspirada rende 82 cv de potência, enquanto a turbo chega a 116 cv. A transmissão pode ser manual ou automática de seis velocidades.
Chevrolet Onix Plus
Assim como na categoria acima, entre os sedãs, o Onix Plus também leva a melhor. O conjunto mecânico é compartilhado com o hatch e os preços iniciam em R$ 84.590.
É válido lembrar que o Chevrolet Onix Plus é o veículo mais vendido de sua categoria e o único sedã que sempre está no top 10 dos modelos mais vendidos do mercado.
Volkswagen Nivus
Já entre os SUVs compactos, o Nivus leva a melhor. Ele também foi eleito o carro com melhor valor de revenda em sua categoria e possui atributos que o tornam um ótimo modelo com custo benefício atrativo. O modelo alemão tem preço inicial de R$ 121.670.
Embaixo do capô está o motor 1.0 turbo que rende 128 cv de potência que atua em conjunto com o câmbio automático de seis marchas.
Fiat Strada
Não teria como ser diferente. Quando o assunto é picape compacta, a Fiat Strada é o modelo que tem destaque. O automóvel é o carro mais vendido do Brasil desde 2021, justamente por sua versatilidade. O modelo pode ser usado tanto para o trabalho, bem como para os momentos de lazer.
A picape ficou atrativa quando passou a contar com o motor 1.3 firefly aliado ao câmbio automático tipo CVT, configuração disponível nas versões mais completas do modelo. Sobre os preços, eles variam entre R$ 96.290 e R$ 127.890.
Jornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe. Atualmente dedica-se à redação do portal Garagem 360, produzindo notícias, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.