Confaz prorroga isenção de ICMS em carros para PcD até 2021; o que isso significa?

O Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) prorrogou a isenção de impostos para carros zero quilômetro, voltados para o público PcD.

O Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) prorrogou a isenção de impostos para carros zero quilômetro, voltados para o público formado por pessoas com deficiência (carros PcD), até o dia 31 de março do próximo ano. A medida foi publicada no Diário Oficial da União, neste mês.

Confaz prorroga isenção de ICMS em carros para PcD até 2021; o que isso significa?

Confaz prorroga isenção de ICMS em carros para PcD até 2021; o que isso significa? (Imagem: Pixabay / Reprodução)

A determinação se aplica especificamente sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). Têm direito a isenção pessoas com deficiência física, visual, mental ou que se esquadram no espectro autismo.

A validade, que passou a ser até março de 2021, antes ia até 31 de dezembro deste ano.

A mudança faz parte de uma reivindicação organizada por diversas entidades. Entre elas, estão a Associação Brasileira da Indústria, Comércio e Serviços de Tecnologia Assistida para Pessoas com Deficiência (Abridef); Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) e; Federação Nacional Distribuição Veículos Automotores (Fenabrave).

CAOA Chery Tiggo 2 2021 surge com versão PcD; conheça os detalhes do lançamento

CAOA Chery Tiggo 2 2021 é um dos carros com versão PcD (Imagem: Caoa Chery / Divulgação)

A decisão gera uma nova discussão no Confaz e demanda uma avaliação para o reajuste do teto limite do valor dos carros zero quilômetro para o público PcD, que desde 2019 é de R$ 70 mil. A expectativa das fabricantes de veículo é que este valor seja aumentado.

Enquanto isso não acontece, a Jeep e a Volkswagen decidiram suspender às vendas do Renegade para PcD e T-Cross Sense, por exemplo, temporariamente. Outras montadoras devem tomar a mesma atitude nos próximos dias até que a reivindicação seja plenamente resolvida.

Jeep Renagade PCD

Jeep Renegade perde versão para PCD a partir de novembro (Imagem: Jeep / Divulgação)

Esta não é a única pauta na justiça que envolve o direito do público PcD na compra de carros. Na Assembleia Legislativa de São Paulo, foi aprovado o Projeto de Lei 529/2020, que isenta apenas deficientes físicos com carro adaptado do pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA).

Atualmente, a isenção desse imposto é um direito de todo PcD. A PL porém, tira deficientes visuais e mentais deste grupo.

Black Friday 2020 da Volkswagen oferece descontos e Nivus para PcD por preço surpreendente

Black Friday 2020 da Volkswagen oferece descontos no Nivus para PcD (Imagem: Volkswagen / Divulgação)

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Entrar no canal do Whatsapp Entrar no canal do Whatsapp
Diego Toscano
Escrito por

Diego Toscano

ASSISTA AGORA