Concorrentes já veem Apple Car como possível monopólio; entenda
Entenda como marcas como Apple Car e outras empresas de tecnologia visualizam o setor automotivo e a predominância das mesmas no setor.
As empresas de tecnologia já perceberam como o setor automotivo pode ser promissor. Porém, o monopólio das grandes marcas, como a Apple Car, Google e Amazon, preocupa os concorrentes. Entenda o que acontece.
Compartilhamento de dados e tecnologia embarcada é o novo foco das gigantes do setor: Apple Car, Google e Amazon
Com o passar dos anos os carros ficaram mais tecnológicos, seja em favor da segurança, conforto ou entretenimento. Para isso, as montadoras e empresas de tecnologias desenvolvem parcerias para que os veículos sempre estejam atualizados. Porém, essa parceria e projetos longínquos preocupa os concorrentes.
Acontece que diferente de outros aparelhos, como os smartphones, os carros são considerados bens de consumo de longo prazo, dessa forma, ao adquirir um veículo com sistemas tecnológicos embarcados, os clientes também desenvolverão longas parcerias com essas empresas de tecnologia.
Para método de exemplo, a Ford e a Google firmaram um acordo no qual a partir de 2023, todos os carros da montadora norte-americana serão vendidos com os sistemas da empresa de tecnologia, como o Google Maps, Google Assistente e Play Store. Importante destacar que, os clientes poderão optar por instalar nos veículos outros sistemas operacionais como os da Amazon e da Apple.
Compartilhamento de dados é o foco
A questão principal está no compartilhamento de dados. Atualmente, as empresas de tecnologia, como as citas AppleCar, Google e Amazon, visualizam o setor como um novo mercado de atuação, onde o foco é o compartilhamento de dados em um novo ambiente, nesse caso, os veículos.
Acontece que dessa forma, pode acontecer um monopólio de atuação, tendo em vista a predominância dos três nomes no segmento. Outro ponto está relacionado ao maior prazo que o consumidor ficará adepto ao sistema, tendo em vista a vida útil dos veículos.
Para o vice-presidente da Cox Automotive Mobility, Jim Heffner, “O transporte não é mais o ponto principal. Os dados é que são, e a Apple, o Google e outras querem estar no epicentro disso.”
Leia também: Tudo sobre o Fiat Mobi, Ficha Técnica, Preços e Mais!
A ampliação do mercado de atuação da Apple Car e outras empresas
Com o desenvolvimento de novas possibilidades de tecnologia embarcada no veículo, as empresas citadas viram um novo mercado de atuação surgir, o automotivo. Dessa forma, com o passar dos anos, cada vez mais carros são lançados com sistemas compatíveis com o Apple CarPlay e o AndroidAuto, por exemplo.
No entanto, assim como há vantagem para as empresas de tecnologia e as montadoras, há uma maior comodidade disponível para o consumidor.
As vantagens do compartilhamento de dados para o consumidor
O fato é que, o mercado pode sim ter um monopólio das gigantes tecnológicas. Porém, o compartilhamento de dados entre veículo, smartphone e outros aparelhos é vantajoso ao consumidor, que em poucos cliques, consegue migrar as informações necessárias do smartphone para o veículo.
Ao conectar perfeitamente a mobilidade e a vida diária das pessoas por meio da colaboração entre as tecnologias entre fabricantes de veículos e desenvolvedoras de tecnologias, as marcas oferecem novas soluções embarcadas em seus veículos que melhor atendem às necessidades dos clientes.
Além disso, é preciso entender que a predominância dos sistemas operacionais da Google, Apple e Amazon também é derivada da hegemonia das marcas no segmento de smartphones.
Jornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe. Atualmente dedica-se à redação do portal Garagem 360, produzindo notícias, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.