Concessionárias da Porsche têm energia solar e outras soluções sustentáveis

A rede de concessionárias da Porsche no Brasil tem adotado uma série de práticas sustentáveis, como o uso de placas de energia solar, bem como o serviço de reparo de materiais nobres, como fibra de carbono e manutenção de baterias, práticas que estão alinhadas ao compromisso ambiental global da marca.

Confira as ações de sustentabilidade das concessionárias da Porsche
Confira as ações de sustentabilidade das concessionárias da Porsche (Foto: Divulgação/Porsche)

Conheça as soluções sustentáveis das concessionárias da Porsche

As concessionárias da Porsche têm aplicado alternativas mais sustentáveis de operação. No mercado brasileiro, a marca conta com o primeiro centro mundial de serviços a reunir reparos de materiais nobres de carroceria, como alumínio e fibra de carbono, além da manutenção de baterias de carros híbridos e elétricos.

O Service Body & Paint, que pertence à Porsche Center São Paulo, representada pelo Grupo Stuttgart, agora tem um novo conjunto de painéis fotovoltaicos, composto por 311 módulos, com capacidade esperada de geração de energia aproximada de 18.000 kWh por mês.

VEJA TAMBÉM

Os painéis entraram em operação em dezembro de 2022. A capacidade de geração é superior à média histórica de consumo (aproximadamente 15.000 kWh por mês), resultando em 100% de capacidade de geração de energia limpa.

A Stuttgart trabalha, no entanto, com a previsão de que o consumo irá aumentar até se estabilizar em torno de 20.000 kWh por mês. Nesse caso, o sistema terá capacidade para fornecer até 88% da energia consumida no local.

Ainda na mesma cidade, o Porsche Center São Paulo Oeste, com inauguração esperada para o primeiro semestre de 2023, contará com 202 painéis capazes de gerar valores mensais médios de 11.350 KWh ou 65% da energia necessária estimada para a operação.

Adicionalmente, o projeto arquitetônico incluirá mais de 480 m² de fachada verde, com plantas vivas. Neste caso, o destaque é que o projeto conta também com um sistema de captação de água de reuso para irrigação da fachada verde, com capacidade de armazenamento de aproximadamente 15.000 litros. O novo Porsche Center será operado pelo grupo Bexp.

Já o Porsche Center Belo Horizonte, operado pelo grupo Bamaq, conta com aproximadamente 1.500 placas solares instaladas no complexo onde está localizado. Estas placas são capazes de produzir energia suficiente para abastecer 100% do consumo de energia elétrica das operações do concessionário.

Confira as ações de sustentabilidade das concessionárias da Porsche
Em SP, marca tem o primeiro centro de reparo de materiais nobres e de baterias (Foto: Divulgação/Porsche)

As estratégias sustentáveis da marca no mundo

Desde que assumiu publicamente um compromisso com as metas climáticas acordadas em Paris, em 2015, a Porsche busca diferentes soluções para redução de poluentes. Entre as vertentes adotadas, destacam-se as pesquisas com eFuels (combustíveis sintéticos), bem como o envolvimento em diversas ações conscientizadoras, incentivando ações e cobrando serviços mais sustentáveis.

A ambição da Porsche é que, em 2025, mais de 50% dos veículos vendidos sejam eletrificados – considerando veículos híbridos plug-in (PHEVs) e veículos totalmente elétricos (BEVs).

Para 2030, a ambição é atingir o volume de mais de 80% das vendas compostas veículos totalmente elétricos. Contudo, o comprometimento com a descarbonização não se resume a esta meta.

A fim de reduzir significativamente as emissões de CO₂, a Porsche consolidou a descarbonização contínua de seus processos nessa estratégia, envolvendo não só a produção dos veículos e as emissões provocadas por eles, mas também a cadeia de valor.

Como parte desta estratégia, a empresa trabalha para atingir a neutralidade em carbono em toda a cadeia em 2031 e neutra em carbono durante toda a fase de uso para seus futuros veículos elétricos. A Porsche mede este progresso por meio de uma métrica interna chamada “DCI”2 (índice de descarbonização).

A Porsche tem trabalhado sistematicamente para implementar esta visão. A fábrica em Zuffenhausen é neutra em emissões de carbono desde 2020. As operações em Weissach e Leipzig atingiram o mesmo nível em 2021. Além disso, a Porsche, desde julho de 2021, procura exigir de seus fornecedores o uso de energia renovável para atividades de manufatura para novos projetos.

Confira as ações de sustentabilidade das concessionárias da Porsche
Estratégias estão alinhadas com os objetivos globais da marca (Foto: Divulgação/Porsche)
Nicole Santana
Nicole SantanaJornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe. Atualmente dedica-se à redação do portal Garagem 360, produzindo notícias, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.
ASSISTA AGORA
Veja mais ›
Fechar