Tags

Notícias

Conceito Cactus M será atração da Citroën no Salão de Frankfurt

Créditos: Foto: Divulgação
3 setembro, 2015
Da Redação, com assessoria

Veículo foi inspirado no Méhari e totalmente pensado para o lazer

Aos poucos as montadoras vão revelando as novidades que estarão no Salão Internacional do Automóvel de Frankfurt, na Alemanha – será realizado de 19 a 27 de setembro. A Citroën, por exemplo, divulgou um carro-conceito inspirado no Méhari: o Cactus M. Como ela define, trata-se de uma reinterpretação “outdoor” e cheia de frescor do C4 Cactus.

Foto: Divulgação
Optimized-CL 15.075.017
Citroën Cactus M foi concebido para o lazer

Visualmente, seus para-lamas são esculpidos em torno das rodas para torná-lo mais encorpado e musculoso. O para-brisa vertical (com inclinação de 60°), a carroceria mais alta e as rodas de grande diâmetro reforçam a personalidade concebida para o lazer e as atividades ao ar livre.

Nas laterais, as portas alongadas são de plástico e revestidas em TPU (poliuretano termoplástico). Esta segunda pele, que também cobre as proteções nos para-choques, resiste à choques, arranhões, água salgada e areia. Em razão da concepção, elas ainda possuem uma dobradiça aparente como no Méhari.

O veículo não tem teto, o que o deixa completamente aberto e permite acesso direto aos lugares da segunda fileira de assentos. Seu interior, com design que lembra um casco de barco, é totalmente lavável graças a um sistema de escoamento de água incorporado à plataforma. Inspirados no mundo do surfe, os assentos foram pensados como roupas de mergulho e são cobertos com um tecido neoprene colorido, o mesmo que reveste o painel.

Além disso, por conta da modularidade de seu espaço interno, o Cactus M se transforma em leito para duas pessoas, e a sua capota de teto, localizada no fundo falso do porta-malas, em tenda – sustentada por um sistema de enchimento, ela também oferece proteção em caso de chuva. O modelo possui ainda um revestimento de madeira no arco e nos montantes do para-brisa que lembra as personalizações usadas por vários fabricantes de pranchas de surf.

Foto: Divulgação
|Foto: Divulgação
Interior do conceito da Citroën é totalmente lavável

As portas dianteiras dispõem de grandes caixotes fechados por uma rede, o porta-malas traseiro é acessível do lado de fora e é possível fixar duas pranchas sobre os arcos devido aos sistemas de fixação específicos e integrados.

De acordo com a Citroën, o conceito associa o Grip Control a um conjunto de rodas Tall & Narrow, tornando-se mais ágil para vencer terrenos e aclives irregulares. Este sistema antipatinagem adapta-se em função das situações para otimizar a motricidade em quaisquer circunstâncias.

Com 4,16 metros de comprimento, 1,73 metro de largura, 1,48 metro de altura e 2,60 metros de distância entre eixos, o Cactus M é equipado com caixa de câmbio automática. Dados divulgados pela marca francesa mostram que seu consumo de combustível é de 4,8 litros a cada 100 km.

 

 

Newsletter

Receba com exclusividade nossos conteúdos e o e-book com dicas para cuidar melhor de seu veículo.