Comunicado para quem tem motos com mais de 15 anos
Motociclistas têm boa notícia em relação ao Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA); confira
O pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) tem tirado o sono de muitos brasileiros. Contudo, existem alguns casos que os proprietários de motos ficam isentos dessa obrigação financeira. Logo abaixo, o Garagem360 explica mais detalhes. Acompanhe!
Quando a moto fica isenta de IPVA?
Em alguns estados do país, há isenção do IPVA para carros ou motos de acordo com a idade em que ele foi fabricado. Por exemplo, em São Paulo e Paraná, os motociclistas garantem esse benefício quando a moto tem 20 anos ou mais. Já no Rio de Janeiro, ele é destinado para veículos de 15 anos.
Leia também:
-
BMW Motorrad apresenta a nova BMW R 12 G/S, moto entrega entrega 109 cv
-
Fiat 147 S500.000: primeiro modelo da marca no Brasil faz história até hoje
Isenção para motos de até 170 cilindradas
No Paraná, a isenção do IPVA não é concedida apenas devido a idade do veículo. Por lá, motos de até 170 cilindradas também não pagam o imposto em 2025.
O objetivo desta medida é fortalecer as categorias de motoboys e entregadores, profissionais que são responsáveis por movimentar a economia estadual.
Portanto, a nossa dica é que você procure o Detran do seu estado para conferir se ele garante isenção para a sua moto. Assim, você poderá garantir um alívio para o seu orçamento financeiro.
Quer saber mais detalhes? Assista ao vídeo abaixo:
Quais são as consequências de não pagar o IPVA?
A falta de pagamento do IPVA resulta em uma infração gravíssima. O infrator paga uma multa de R$ 293,47 e ainda perde 7 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Além disso, pode ter problemas com a apreensão do veículo, bem como gastos adicionais de estadia e liberação.
Uma vez que você já sabe os principais detalhes sobre isenção do IPVA para moto, o Garagem360 quer saber: restou alguma dúvida? Comente!
Leia também: Leapmotor C10: SUV elétrico chinês deve estrear em breve no Brasil