Comunicado BYD: produção no Brasil deverá começar mais tarde

Comunicado BYD: produção no Brasil deverá começar mais tarde. Veja os motivos do atraso no cronograma e a nova previsão de início.

A BYD confirmou o adiamento do início da produção no Brasil, em sua fábrica de Camaçari – BA. Originalmente planejada para o início de março, a montagem de veículos agora está prevista para o segundo semestre deste ano. 

A gigante chinesa já antecipava um possível atraso com cenários de 30 e 120 dias a mais em relação às primeiras previsões. Entenda!

BYD adia produção no Brasil 

A princípio, a previsão era de iniciar a produção na antiga fábrica da Ford em dezembro de 2024. Passou para março e agora só depois no próximo semestre. Como o planejamento não deu certo, o início efetivo pode atrasar um ano em relação à primeira estimativa.

A razão do adiamento foram as denúncias de condições precárias de trabalho, assim como o resgate de 163 funcionários da Jinjiang Construction Brasil Ltda, empresa contratada pela BYD. 

Os primeiros indícios de abuso com os trabalhadores chineses contratados pela terceirizada ocorreu no fim do ano passado, o que levou a denúncias públicas. O Ministério Público do Trabalho embargou parte das obras, o que levou a BYD a rescindir o contrato com a terceirizada e reorganizar seu cronograma. 

BYD adia produção no Brasil - Foto: Divulgação
BYD adia produção no Brasil – Foto: Divulgação

 

A empresa viu como solução contratar um consórcio brasileiro para regularizar o canteiro de obras e concluir a construção da fábrica, o que inevitavelmente levou a um novo atraso. Agora, o início das operações de montagem dos carros da marca chinesa está previsto para setembro, com a possibilidade de atrasar mais um pouco e ficar para o final do ano. 

Estimativa de produção é impossível

Com o atraso, o plano da BYD de produzir até 150 mil carros no Brasil em 2025 foi por água abaixo, mesmo com o modelo de produção SDK (Semi Knocked-Down​). Nele, o kit de montagem já vem pronto de outra fábrica e só é montado aqui. 

Em um futuro próximo, a marca quer adotar o modelo de montagem CKD (Completely Knocked-Down) em que as peças chegam separadamente, o monobloco é montado, soldado e pintado.

Sobg será o primeiro carro produzido no país - Foto: Nicole Santana/ Garagem360
Sobg será o primeiro carro produzido no país – Foto: Nicole Santana/ Garagem360

Quais carros a BYD vai produzir no Brasil?

O primeiro carro confirmado para a planta de Camaçari é o Song Plus. O híbrido foi o mais vendido da marca em 2024, além de ser o mais vendido da categoria. 

Além dele, estão confirmados para o Brasil, o subcompacto 100% elétrico Dolphin Mini (carro elétrico mais vendido de 2024), seu irmão maior, o Dolphin, e o SUV 100% elétrico Yuan Plus. 

Leia também: Emprego na BYD – veja como se candidator a uma vaga na fábrica de Camaçari – BA

 

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Entrar no canal do Whatsapp Entrar no canal do Whatsapp
Robson Quirino
Escrito por

Robson Quirino

Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.

ASSISTA AGORA